sexta-feira, 19 de março de 2010

A Família Kruel na região colonial de São Leopoldo


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.

A FAMÍLIA KRUEL NA REGIÃO COLONIAL DE SÃO LEOPOLDO

São Leopoldo foi o primeiro e o mais importante núcleo de colonização alemã, iniciada em 1824, com a primeira leva de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul.
A família Kruel não é citada pelo Pe. Amstad, entre aquelas que se localizaram em Dois Irmão ou São José do Hortêncio. Porém, a localização do documento relatado a seguir, nos dá a certeza de que os Kruel foram, realmente, encaminhados para a Picada Dois Irmãos.
Trata-se da venda de uma colônia de terras na Picada Dois Irmãos, em 22/12/1841, inscrita sob o nº 85, p.70v no Primeiro Livro do Juízo de Paz de São Leopoldo “...o casal Kruel vende sua colonia número 24, cita na picada de Dois Hermãos, fazendo frente no lado esquerdo da mesma picada e fundo ao sertão adentro, sendo os fundos mil (e) seiscentas braças e de frente cem braças, por 600$000 réis”. A escritura de venda outorgada à Jacob Sander, teve como testemunhas Carlos Salzmann e João Altmeyer. (HUNSCHE, 1979, p. 84 e 231)

Na época da imigração, as medidas de superfície usadas na medição das terras, eram o palmo (para medidas menores) e a braça (usada para medidas maiores).

Dreher, corrobora com esta informação, ao citar o imigrante Kruel como colono na Picada Dois Irmãos, no ano de 1829, mesmo ano em que é registrado o nascimento de seu filho Christiano na referida Picada, atual município de Dois Irmãos. Seus filhos, João Ernesto nascido em 1831(região colonial de São Leopoldo) e Catharina, a filha caçula do casal de imigrantes, nascida em 1835 e registrada em Bom Jardim/Ivoti, são também indicativos de que a família estava assentada na região colonial de São Leopoldo, mais especificamente na Picada Dois Irmãos.

A Picada Dois Irmãos, também chamada Baumscheiss, Baumchneitz , Baum Pikade ou Sankt Michael der beiden Bruder (São Miguel de Dois Irmãos).

Estes dados nos permitem, portanto, ter certeza de que o casal de imigrantes Kruel, ao entrar no RS, provavelmente, devido à indisponibilidade de terras na colônia alemã de São Leopoldo, foi encaminhado para a Picada Dois Irmãos, onde recebeu um lote de terras, ou uma colônia, o que acima foi relatado (também chamado de “ data” ou “prazo”).

A maioria dos 5000 colonos alemães angariados por Schaeffer e chegados ao Rio Grande do Sul de 1824 até a Lei do Orçamento de 15/12/1830 (que suspendeu todos os recursos financeiros à colonização estrangeira), foi localizada na colônia alemã de São Leopoldo, isto é, primeiramente (1824/1825) na antiga Feitoria ou nas imediações (Estância Velha e Lomba Grande) e, a partir de 1826 a 1830, em Sapucaia, Portão, Campo Bom, Costa da Serra (Hamburgo Velho), Bom Jardim (Ivoti), Linha Quatorze, Picada Quarenta e Oito, Linha Hortencio e Dois Irmãos (HUNSCHE, 1979, p.14).
Fontes:

AMSTADT, Theodor. Cem anos de Gemanidade no Rio Grande do Sul - 1824-1924. Tradução de Arthur Blasio Rambo.São Leopoldo: Ed. Unisinos,1999.
DREHER, Martin Norberto. Igreja e Germanidade. São Leopoldo: Sinodal,1984..
HUNSCHE, Carlos Henrique. Primórdios da vida judicial de São Leopoldo. O primeiro livro do Juízo de Paz, 1832-1845. São Leopoldo: EST, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário