sexta-feira, 17 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JOSÉ CARLOS KRUEL




JOSÉ CARLOS KRUEL


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


Colaboração de José Antonio Brenner, responsável pela pesquisa e pelo trabalho de restauração digital das fotos.

*José Antonio Brenner autor de:
Os Cassel de Santa Maria - desde o Glantal - Ed. UFSM.
A Saga dos Niederauer - Ed. UFSM.
http://brennerdesantamaria.blogspot.com/

José Carlos Kruel filho de Christiano Kruel e Elisabeth/Izabel Fuchs foi um grande líder empresarial santa-mariense, no final do século XIX e início do século XX. Foi um dos fundadores (1897) e o primeiro presidente da Praça de Comércio de Santa Maria, depois Associação Comercial de Santa Maria (1918) e hoje Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria-CACISM, que instituiu no ano do Sesquicentenário de Santa Maria (2008), a Medalha “José Carlos Kruel”, para empresas fundadas antes de 1958 e ainda em atividade.
José Carlos Kruel foi, também, o maior acionista e presidente da Companhia Santamariense de Luz Electrica, que distribuía energia elétrica de corrente contínua na cidade de Santa Maria, gerada por uma usina termelétrica de óleo combustível. A administração e a usina ficavam situadas na Rua Venâncio Aires, onde hoje estão os escritórios da AES-Sul.
No livro Memórias de João Daudt Filho (2ª ed. 1938) o autor escreve um interessante trecho sobre José Carlos Kruel, sob o subtítulo Um chefe de família modelar. Na reedição da editora UFSM, 2003, o trecho está nas páginas 205 e 206.

A foto, abaixo, mostra a primeira casa comercial de José Carlos Kruel (esquina da Rua do Comércio, atual Doutor Bozano, com Barão do Triunfo) onde teve início seu negócio. Neste mesmo local, foi mais tarde, edificado o casarão abaixo citado.


À direita, na esquina, a antiga casa comercial de José Carlos Kruel.
Esta casa foi, também, representada na tela pintada por E. Wilks, em 1887, tendo como motivo central a igreja da Comunidade Evangélica Alemã, que recém havia construído sua torre e instalado seus sinos. Na pintura, a casa de José Carlos Kruel está parcialmente retratada, mas o autor reproduziu a inscrição da fachada: JOSÉ CARLOS KRUEL. A tela em questão, representa uma das mais antigas imagens da paisagem urbana de Santa Maria.
Foto de João Bosque, acervo do Museu Educativo da UFSM, Santa Maria/RS datada, supostamente, de 1900. Enviada por José Antonio Brenner, responsável pelo trabalho de restauração digital.

Abaixo, o casarão pertencente a José Carlos Kruel, inaugurada em 1910. Localizado na esquina das ruas Dr. Bozano e Barão do Triunfo, Santa Maria/RS (mesmo local da primitiva casinha, fotografada por J. Bosque e retratada por E. Wilks). O palacete foi vendido para o médico Juan Jauquim, que instalou ali o Sanatório Santamariense em 1921, num local bem equipado, onde doentes eram internados e que funcionou por cerca de vinte anos, encerrando suas atividades quando do casal Jauquim e seus filhos se mudaram para Porto Alegre. Sendo uma das mais antigas construções da cidade, o prédio situado na esquina das ruas Barão do Triunfo e Dr. Bozano, sedia, nos dias atuais, o tradicional Bar do Garça.
Fotógrafo: Venâncio Schleiniger.
Esta foto foi publicada na Revista Comemorativa do Centenário de Santa Maria, 1914 e em MARCHIORI e NOAL, 1997, p. 171.

Após o falecimento de sua esposa, Anna Sofia Weber Kruel, em 4 de setembro de 1919, o viúvo José Carlos Kruel foi convencido por seus dois filhos Riograndino e Amaury Kruel, oficiais do Exército residentes no Rio de Janeiro, a mudar-se para aquela cidade. José Carlos decidiu então vender o sobrado que fora a residência da família.

Pesquisa no Registro de Imóveis, em Santa Maria, realizada por José Antonio Brenner, revela que o prédio foi transmitido, em 18 de novembro de 1920, a Luíza Jauquin, certamente a esposa do médico Juan Jauquin, que ali instalou um sanatório. O imóvel media 15,40m na Rua do Comércio (Dr. Bozano) por 38m na Rua Barão do Triunfo. Infelizmente, não há registro anterior conhecido, assim na podemos saber quando o palacete foi construído, apenas a data de inauguração – 1910 – citada por Antonio Isaia, sem revelar a fonte.


Residência de José Carlos Kruel, em Santa Maria/RS
Abaixo, a foto atual da residência de José Carlos Kruel (julho/2009), onde se notam as modificações que foram feitas no telhado, no frontão de esquina com as duas pequenas janelas de mansarda que serviam ao sótão, além das modificações nos frontões sobre as sacadas laterais.

Foto atual da residência de José Carlos Kruel

Sobre o anúncio abaixo, escreve José Antonio Brenner, [...] A descrição no anúncio é muito enriquecedora para conhecimento do sobrado. Havia rede de água quente pelo fogão à lenha. Lembro, na minha infância, como era em nossa casa. Uma serpentina na fornalha do fogão aquecia a água que subia, por convecção, a um reservatório junto ao teto, de onde seguia a canalização até os banheiros.
Cita também dois algibes ou algibres, que eram cisternas para coletar água da chuva. No condutor pluvial que levava a água do telhado ao algibre, havia um desviador para examinar quando ela se tornasse limpa e então pudesse ser conduzida à cisterna. Em 1920, ainda não havia saneamento básico em Santa Maria e a água era obtida em poços, de pipeiros ou, em algumas casas, também de algibres. Somente em 1930, teve início a construção das redes de água e esgoto.
Segundo a transcrição nº 7954, fl. 59, Livro 3-G Antigo, do Ofício de Registro de Imóveis de Santa Maria, a venda foi realizada em 18 de novembro de 1920. A compradora foi Luíza Jauquin, certamente a esposa do médico Juan Jauquin que instalou um sanatório no sobrado.


Anúncio publicado no Diário do Interior, Santa Maria, edição de 9.9.1920 e seguintes, oferecendo à venda o sobrado de José Carlos Kruel.
Fonte: Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

Fontes:
DAUDT FILHO, 2003, p. 205 – 206
MARCHIORI e NOAL, 1997, p. 171
Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Registro de Imóveis de Santa Maria
Museu Educativo da UFSM
Revista Comemorativa do Centenário de Santa Maria, 1914

F6. JOHANN CHRISTIAN KRUEL – Christiano Kruel


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


F6. JOHANN CHRISTIAN KRUEL - CRISTIANO KRUEL

As classificações F, N, Bn, Tn, Qn, (Filho, Neto, Bisneto, Trineto, Quadrineto), adotadas na genealogia dos filhos do casal Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier, foram consideradas tomando como referência o grau de parentesco com o referido casal.

Christiano Kruel foi o sexto filho do casal de imigrantes Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier e o primeiro filho a nascer no Brasil. Evangélico luterano, nasceu a 8 maio 1829 em Dois Irmãos, RS (a lápide de sua sepultura informa ter nascido em Taquary) e batizado em 28 maio do mesmo ano. Christiano faleceu aos 68 anos, em 9 outubro 1896 em Santa Maria/RS onde era comerciante "casa de residência e armazém na rua do Comércio, em terreno aforrado com 26,40 m de frente, ao norte, contendo cozinha e mais puxados, com um armazém coberto de telhas e paredes de tábua, com quintal até a Rua Cel. Niederauer".(transcrição inventário)
Casou em 7 outubro 1852, Santa Maria/RS, com Elisabeth (Isabel) Fuchs nascida em 18 março 1834 Feitoria, São Leopoldo/RS e falecida aos 43 anos em 20 novembro 1877, Sta Maria/RS, filha de Georg Philipp Fuchs,( de Sargenroth, em Neu Preussen, junto a Alt Simmren) e Anna Margaretha Zimmermann. Os avós paternos de Izabel foram Adam Fuchs e Maria Margaretha Michel. Seus avós maternos foram: Conrad Zimmermann e Anna Margaretha Mann.
Christiano Kruel exerceu liderança na Comunidade Evangélica Luterana de Santa Maria. Em 16 fevereiro 1867, foi eleito vice-presidente da Comunidade, para a segunda diretoria, um ano após a fundação. Em 1858, como suplente, fez parte da Primeira Sessão Ordinária da Câmara de Santa Maria. Foi eleito vereador consecutivas vezes.
Foram pais de 10 filhos.
Leopoldina, Cristiano, Fernando, Guilhermina, Elisa, Leopoldina, Idalina, Maria Luiza, José Carlos e Maria.


Registro de batismo de Johann Christian Kruel

Pai: CARL KRUEL, de Baumholder, junto a S.Wendel, 39 anos, evangélico;
Mãe: JULIANA, nasc. BIER, de Baumholder, 36 anos, evangélica;
Padrinhos: Christian Ritter, Jacob Class, Margaretha Class;
Filho: JOHANN CHRISTIAN, nasc. a 8 de maio; bat. em 28 de maio.
(Pastor Johann Georg) Ehlers

Fonte: Registros de batismos da Comunidade Evangélica de São Leopoldo


Registro de batismo de Elisabeth Fuchs

Pai: GEORG PHILIPP FUCHS, de Sargenroth, em Neu Preussen, junto a Alt Simmren, 25 anos, evangélico, agricultor em S. Maria;
Mãe: MARGARETHA, nasc. ZIMMERMANN;
Padrinhos: Elisabeth Habichtzang, Christian Kassel;
Filha: ELISABETH, nasc. a 18 de março, ... (nada consta); bat. em 13 de abril.
J.G.Ehlers, P.

Fonte: Registros de batismos da Comunidade Evangélica de São Leopoldo

Registro de óbito de Izabel Fuchs
Fonte: Microfilme CHF/ Registros Civis de Santa Maria

Número (?) oitenta e dois: aos vinte de novembro de mil oitocentos e oitenta e sete, primeiro districto de paz de Santa Maria da Boca do Monte, município de Santa Maria, província de São Pedro do Rio Grande do Sul,compareceu em meu cartório Carlos Frederico Lampert exhibindo attestado do cirurgião (...) declarou que hontem as sete horas da noite em casa de sua residência a rua do Comércio faleceu Izabel Fuchs esposa de Christiano Fuchs de idade de quarenta e três anos, cujo falecimento foi causado de causa organica conforme consta do mesmo attestado e que seu sepultamento irá ser feito no Cemitério protestante deste Povoado.(...)E para constar lavrei este termo em que commigo assigna o declarante (...) .

Registro de casamento de Chritiano Kruel e Isabel Fuchs
Fonte: Arquivo Histórico da Diocese de Santa Maria/RS.

No dia sete de outubro de mil oitocentos e cincoenta e dous nesta Matris as três horas da tarde compparecerão ante mim e as testemunhas abaixo assignadas Christiano Cruel filho de Jacob e sua mulher Maria Isabel, natural e baptisado na Alemanha, e Isabel Fuchs filha de Felipe Fuchs e de sua mulher MargaridaFuchs, natural e baptizada na Villa de S Leopoldo, e Fregueses desta Parochia, partes contratadas para se receberem em matrimônio: das diligências do Stillo não resultou impedimento algum, pelo que os fiz receberem-se in face Eclésia, e logo lhes conferi as Bênçãos Nupciais, na forma do Ritual Romano, do que para constar fis este.
O vig. Antonio d’Almeida Lupe Penteado.
Carlos Lampert
Jacob Carlos Pequer


N1. Leopoldina Fuchs Kruel nasceu em 12.8.1853., Santa Maria/RS, onde foi batizada em 25.12.1853. Faleceu em 1.8.1854, na mesma cidade.

N2. Cristiano Kruel Filho nascido 14 abril 1855,em Santa Maria,onde foi batizado em 19 agosto 1855 e faleceu em torno de 1912. Casa aos 24 anos, em 30.03. 1879, Santa Maria, de acordo com o rito evangélico, com Ludovina Lampert, 19 anos, nascida em Montenegro/RS, em 1858, filha de Karl Lampert e Catharina Kruel. Moradores em Sta Maria/RS. Pais de 9 filhos
Bn1. Álvaro Lampert Kruel nasceu em 15.12.1882 em Santa Maria/RS e faleceu em 1960, Algrete/RS. Casado em 05.01.1936 Igreja Católica de.São Francisco de Assis/RS, com Delfina Jacinta da Silva, nascida em 1897/São Francisco de Assis/RS, filha de Joaquim Luís Jacinto e de Flaubiana Francisca da Silva (Keffer)
Tn1. Eurico Silva Kruel casado com Dora Paines.
Tn2. Euripedes Silva Kruel casado com Cecy Martins.
Tn3. Euridilce Silva Kruel casada com Joaquim Osvaldo Pútten.
Tn4. Jandira Silva Kruel casada com Eurípedes Borges.
Tn5. Eunice Silva Kruel
faleceu aos 13 anos.
Tn6. Breno Silva Kruel nascido em 7.12.1921 São Francisco de Assis/RS. (Kefer) casado com Ruth.
Tn7. Ivo Silva Kruel
casado com Neusa.
Tn8. Ivone Silva Kruel
 nasceu em 15 janeiro 1930 em Alegrete – RS, casou-se em 9 julho em Porto Alegre com Romeu de Castro Romeu nascido em 9 setembro 1929 em Rio Grande – RS, filho de Alcides Romeu e Cecy Ferreira. Os avós paternos de Romeu foram Leonel Constantino Romeu e Honorina Teixeira. Seus avós matenos foram Joaquim Caetano Ferreira de Castro Izabel da Rocha Pinto.
Ivone e Romeu foram pais de 4 filhos:
Tn9. Luiz Carlos Silva Kruel casado com Cecy Figueiredo.
Bn2. Alvina Lampert Kruel nasceu em Santa Maria e faleceu 25 dezembro 1883/RS Santa Maria.
Bn3. Adélia Lampert Kruel nasceu em 10.5.1884, Santa Maria/RS e faleceu aos 26 anos, em 10.1.1911, Alegrete/RS.Casa em 24.12.1908 com Gabino José de Almeida, que nasceu em 1886 e faleceu em 4/4/1911, Alegrete/RS.
Tn1. Zaira de Almeida Kruel nascida em 4.1.1911. Casa-se em 4.1.1928, Alegrete/RS, com Francisco Teles Moutinho, nascido em 29.3.1908, filho de Benvindo Grato Moutinho e Maria Alcenira Teles Moutinho. O casal Zaira e Francisco foram pais de 5 filhos: 1. Clovis Almeida Moutinho; 2.Loiva Almeida Moutinho; 3. Leci Almeida Moutinho; 4. Eroci Almeida Moutinho; 5. Antonio Amauri Almeida Moutinho casado com Eliana Carvalho Scherer, pais de Juliana e Guilherme Scherer Moutinho.
Tn2. Maria
Tn3. GensoBn4. Djalma Lampert Kruel nasceu em 1.9.1886 em Santa Maria /RS.
Bn5. Oscar Lampert Kruel nasceu em 1.2.1890 em Santa Maria/RS, onde faleceu em 22.11.1899.
Bn6. Zélia Lampert Kruel nasceu em 27.3.1891 em Santa Maria/RS. Casada com João Moutinho.
Tn1. Irene
Tn2. Plínio
Tn3. Leny
Tn4. Nilton
Tn5. CireneBn7. Luisa AméliaLampert
nasceu em 10.11. 1892, Santa Maria/RS, onde faleceu em 6.12. 1899.
Bn8. Laíde Lampert Kruel nasceu em 16.2.1896, Santa Maria. Casou com Henrique.
Bn9. Licinda Lampert Kruel nasceu em 29.10. 1898 em Santa Maria. Casada com Hugo Bayer
Tn1. Neuza
Tn2. Ruth
Tn3. Djalma
Tn4. Newton
Tn5. Clody
Tn6. Victor


N3. Fernando Fuchs Kruel nasceu em 11.4.1857 em Santa Maria/RS, onde foi batizado em 18 de abril.

N4. Gulhermina Fuchs Kruel nasceu em torno de 1858, Santa Maria/RS e foi crismada aos 13 anos, na Igreja Evangélica Luterana de Porto Alegre/RS, em 2.4.1871 (crismada como Wilhelmine Kruel). Guilhermina faleceu com 59 anos em 6.11.1916 em Ijui. Casada em Santa Maria/RS aos 18 anos, em 7.10.1876, com Germano Hoffmeister, 34 anos, negociante, nascido em 28.3.1842, Santa Maria/RS (Subsídeos Genealógicos, p. 1975), filho de Matheus Hoffmeister e Maria Isabel Dauber.
Bn1... (menina) nasceu em 23.7.1877 em Santa Maria/RS.
Bn2. Georgina moradora em Santa Maria/RS tinha 19 anos por ocasião do óbito da mãe, não sendo citada no inventário. Faleceu solteira.

N5. Elisa Fuchs Kruel faleceu em 10.5.1932, Porto Alegre/RS (?), luterana, casa aos 21 anos em 18.10. 1883 Santa Maria, com João Maurer, 22 anos, luterano, natural deste estado, falecido em 25.11.1918 Santa Maria/RS, filho de Jacob Maurer e Sophia Helena Elisabeth Haggel, ambos naturais da Alemanha. Pais de 11 filhos. Moradores em Santa Maria/RS. 11 filhos.

Bn1. Jorge Waldemar Maurer nasceu em 14.8.1889 em Santa Maria/RS, casa aos 22 anos em 20.12.1911, Santa Maria/RS, com a prima Albertina Ehlers, 20 anos, nascida em 30.3.1891 Santa Maria/RS e falecida aos 27 anos em 13.4.1919, Santa Maria/RS, filha de Theodoro Ehlers e Idalina Fuchs Kruel. O casal Jorge e Albertina teve 4 filhos.
Após o óbito da esposa, Jorge Valdemar casa em 2ª núpcias, aos 32 anos, em 1921, Santa Maria/RS, com Levina Baron, nascida em 21.1.1902 Porto Alegre/RS, filha de Carlos Baron e Maria Ferri.

Tn1. Walduhy Maurer nascido em 22.4.1912, Santa Maria/RS.
Tn2. Rubem Maurer nascido em Santa Maria/RS.Tn3. Wilson
Tn4. Ilsa
Tn5. Erany
Tn6.Lilia
Tn7. Nilda
Tn8.Paulo
Tn9. João
Tn10. Carlos
Tn11. Cledy
Tn12. Claudio

Tn13. Jorge Baron Maurer

Bn2. Maria Luisa Maurer nasceu em 25.7.1891 em Santa Maria/RS.

Bn3. Idalina Lydia Maurer nasceu em 9.10.1893, em Santa Maria/RS, casa-se em 1910, Santa Maria/RS, com José Laufner, 23 anos, filho de Rodolpho Laufner e Carolina Kümmel.
Tn1. Nilza
Tn2. Julio Fernandez Laydner nascido em 7.7.1913, Santa Maria/RS.Bn4. João Jacob Maurer nasceu em 26.10.1895 em Santa Maria/RS.
Bn5. Elfrida Maurer nasceu em 21.6.1897 em Santa Maria/RS. Casa com Arthur Laydner.
Tn1. Zilah
Tn2. Hirton
Tn3. CecíliaBn6. Elisa Maurer
nasceu em 22.4. 1905 em Santa Maria/RS.
Bn7. Ocilia Maurer casa-se em Santa Maria/RS, aos 17 anos com João Carlos Kümmel, 24 anos, filho de Carlos Daniel Kümmel e Margarida Druck Kümmel.
Tn1. Carlos
Tn2.Eliza
Tn3. Waldemar
Tn4. Maria
Tn5. Estella
Tn6. João
Tn7. Paulo
Tn8. Ivan
Tn9. LigiaBn8. Izabel Maurer
casada com Mathias Gauer.
Bn9. José Carlos Maurer casado com René Rhode.
Bn10. Georgina Maurer

N6. Leopoldina Fuchs Kruel casa com Henrique Kopf, falecido em 1.7.1914, Ijuí/RS, onde eram moradores. Henrique, natural da Suiça (em seu testamento consta França), filho de Carlos Alberto Kopf e Albertina Kopf, ambos naturais da Suiça/França.
Bn1. Isabel Albertina kropf que casa em Ijuí/RS com Feliciano Gonçalves Borges, filho de Francisco Solano Borges e Carolina de Miranda Borges.
Tn1. Dalila
Tn2. Maria
Tn3. Dilsa
Tn4. Francisco Solano Borges
nascido em 11.10.1915.
Bn2. João Alberto Kruel Kopf casado com Edelmira Marques
Tn1. Elfridia
Tn2. Wania
Tn3. Wendoaldo
Tn4. IracemaBn3. Elfrida Kruel Kropf
casada com Elzivir Dias de Carvalho Guimarães, moradores em Ijuí/RS.
Tn1. Scylla
Tn2. Cyro
Tn3. Nilson
Tn4. Maria


Bn4. Hilda Kruel Kropf nasceu em 26.12.1899, Ijuí/RS, casada com Isaias Pinto.
Tn1. Hedy
Tn2. Cleonice
Tn3. Carlos
Tn4. Robson
Tn5. Guilhermina
Bn5. Carlos Kruel Kropf
nasceu em 22.4.1902. Faleceu solteiro.

Bn6. Hourivaldo faleceu aos quinze meses, em 25.4.1897 em Santa Maria/RS.
Bn7. Hildo Kruel Kropf faleceu em 29.4.1897, Santa Maria/RS.

N7. Idalina Fuchs Kruel luterana, nascida em 10.1.1867 em Santa Maria/RS, onde faleceu. Casa-se aos 18 anos, em 11.5.1885 em Santa Maria/RS com Theodor Cassel Ehlers, 22 anos, luterano, comerciante, nascido em 1.10.1861 em Lomba Grande//RS, e falecido em 1.10.1914 em Santa Maria/RS. Filho do imigrante Nicolaus Ehlers, luterano, carpinteiro, nascido em 18.4.1823 em Kellinglusen, Schleswig-Holstein/Alemanha e falecido em 16.6.1902 em Santa Maria/RS e de Catharina Elisabeth Cassel, nascida em 3.1.1831, Lomba Grande/RS e falecida em 27.7.1909 em Santa Maria/RS. Pais de 11 filhos.
Bn1. Arthur Kruel Ehlers casado com Clarinda Fonseca.
Tn1. Sady
Tn2. Norma
Tn3. Carlos
Tn4. AlbertoBn2. Osvaldo Kruel Ehlers
nasceu 2.2.1888 em Santa Maria/RS, onde casou em 18.12.1912, Santa Maria/RS, com Hercilia Dias de Oliveira, que nasceu em 6.7.1895, Alegrete/RS e faleceu em 25.4.1968, filha de Agostinho de Oliveira (filho de Agostinho Maria de Oliveira e Clementina Ulina Nagel) e Mauricia Dias da Silva.
http://sites.google.com/site/nossasraizesgen/Home/30-e-31---oliveira-e-ehlers.Osvaldo e Hercilia tiveram 5 filhos.
Tn1. Ivete
Tn2. Arthur
Tn3. Raul
Tn4. Norma
Tn5. JorgeBn3. Albertina Ehlers
casa com o primo Jorge Valdemar Maurer, filho de João Maurer e Elisa Kruel Maurer.
Tn1. Walduhy Maurer nascido em 22.4.1912, Santa Maria/RS.
Tn2. Rubem Maurer nascido em Santa Maria/RS.Tn3. Wilson
Tn4. IlsaBn4. Elsa
Bn5. Maria da Glória
nasceu em 6.3.1895 em Santa Maria/RS.
Bn6. Frederico Kruel Ehlers
Bn7. Manoel Ehlers
Bn8.. João Pedro Ehlers
Bn9. Georgina Ehlers
Bn10. Olmiro Ehlers
Bn11. Theodoro Ehlers
Bn12. Nestor Ehlers
Bn13. Christiano Ehlers
Bn14. Zilda Ehlers
nasceu em 23.10.1906 em Santa Maria/RS.
Bn15. Zely Ehlers nasceu em 18.2.1909 em Santa Maria/RS.

N8. Maria Luísa Fuchs Kruel nasceu em 3.3.1869, Santa Maria/RS, ev. luterana casa aos 16 anos, em 11.5.1885, Santa Maria/RS, com Henrique Ebling, 30 anos, evangélico, morador em Santa Maria/RS,filho de Frederico Ebling natural da Inglaterra, falecido em 11.12.1888, Júlio de Castilhos/RS e Luiza Guilhermina Nabinger, natural deste estado e falecida em 1897 (?) no mesmo município. Os avós maternos de Henrique foram: Henrique Nabinger e Anna Maria Popp que tiveram, também, o filho João Nabinger casado com Anna Catharina Liques e foram moradores em São Gabriel.
Bn1. Alfrida Kruel Ebling nasceu 26.10.1897, Santa Maria/RS.
Bn2. Osvaldina Kruel Ebling faleceu em 1970, casou com Alfredo Torres, que nasceu em 14.6.1884 Rio Grande/RS e foi batizado em 4.6.1889 Catedral Madre de Deus, Porto Alegre/RS, faleceu 20.7.1867 Rio de Janeiro/RJ, filho de Christiano Torres  n. 9.9.1856, Rio Grande/RS, batizado em 7.6.1860 Matriz de São Pedro, Rio Grande/RS e falecido em 28.9.1831, Rio de Janeiro/RJ ( filho de Boaventura da Costa Torres e Francisca Alves) e de Isabel de Moura Magalhães, nascida a 24.7.1860, Porto Alegre/RS, bat. 7.1.1861 Igr. São José/Taquri/RS,  casados em 8.1.1881, Catedral de São Pedro, Rio Grande/RS ( filha de João Francisco de Moura Magalhães e Laurentina Bella de Moura Mattos).

 Christiano Torres e Isabel foram pais de:
1. Ismael Torres, nascido em  05.11.1881, Rio Grande, bat. 01.10.1882 S.Pedro, ( liv jun 1882- jun 1888, fl. 34) Matriz de São Pedro, Rio Grande, RS, casado com Marieta Gomes.
2. Christiano Torres Junior, nasc. 8.5.1883 fal. no Rio de Janeiro/RJ em 27.07.1934, casou com Helena Leal.
3. Alfredo Torres nasc. em 14.06.1884 em Rio Grande/RS, fal. no Rio de Janeiro em 20.7.1967, casado com Osvaldina K. Ebling.
4. Celia Torres nasc. em 20.01.1886 em Rio Grande/RS, bat. 10.7.1887, Matriz de São Pedro, Rio Grande/RS, casada com Hans/João Reuter.
5. Ernesto Torres Sobrinho nasc. em 1.5.1887 e bat. em 6.6.1889, Porto Alegre,(Madre de Deus, liv 24, fl 91v, nº 123), fal.  13.11.1928.
6. Alberto Torres nasc.2.4.1893, Porto Alegre/RS, onde foi bat.2.4.1905, Catedral Madre de Deus, casado com Cordelia Neumann.
7. Carlos Frederico Torres nasc. 23.7.1893, Porto Alegre, fal. 29.12.1901.
8. Ary Frederico Torres nasc. a 01.10.1900 em Porto Alegre/RS, onde foi bat. 26.6.1904 Catedral Madre de Deus, fal. 9.2.1973 São Paulo/SP,  casado com Maria Aparecida Bittencourt.

Informações sobre Osvaldina K. Ebling e Christiano Torres, foram enviadas e atualizadas em 8.2.2014,  pela pesquisadora Regina Cascão/RJ.


Tn1. Flávio Ebling Torres, nascido em 09.06.1909 e falecido em 18.05.1979 (nome de rua em SP-SP, falecimento encontra-se em "História das Ruas de São Paulo").  
Tn2. Ceres Ebling Torres, nascida em 17.08.1910
Tn3. Alba Ebling Torres, nascida em 10.08.1912
Tn4. Walter Torres nascido em 07.10.1914 Santa Maria/RS . Casa com Lacinia Guerreiro, em 24 maio 1937 em Guaporé/RS.                      
      
Bn3. Waldomiro Kruel Ebling
Bn4. Francisco Kruel Ebling
nasceu em 20.2.1900 em Santa Maria/RS.

Frederico Ebling e Luiza Guilhermina foram pais de:
1. Henrique Ebling casado com Maria Luisa F. Kruel
2. Fernando Ebling
3.Frederico Ebling
4. Maria Luisa Ebling
5. Julia Ebling
6. Eliza Ebling casada com Jeronymo Pereira de Quadros
.

N9. José Carlos Kruel nasceu a 14.3.1860 na Vila de Santa Maria da Boca do Monte/RS, onde foi batizado em 6 de maio. Faleceu aos 80 anos no Rio de Janeiro, em 26.5.1940, tendo sido sepultado em Santa Maria/RS no dia 30.5.1940.
Casa em 27.1.1889, Santa Maria/RS, com Anna Sofia Weber, nascida em Santa Maria/RS em 30.1.1860 e falecida em 4.9.1919, aos 59 anos, filha de Jakob Weber nascido em 1827 (navio no Atlântico) e falecido em 9.10.1910 em Santa Maria/RS, (filho de Johann Lüdger Weber e Ana Maria Wittmann) e de Juliana Katharina Bohrer nascida em 30.6.1838 Lomba Grande/RS e falecida em 6.9.1824 Santa Maria/RS (filha de Johann Friedrich Bohrer -Frederico Bohrer- e Ana Maria Engers).
Sobre José Carlos Kruel ver a próxima postagem.

 José Carlos Kruel


 Ana Sofia Weber


A foto de José Carlos Kruel foi enviada por José Antonio Brenner (Revista comemorativa dos 80 anos da CACISM - Câmara do Comércio e Indústria de Santa Maria/RS), responsável pelo trabalho de restauração digital.
A foto de Ana Sofia foi enviada por José Antonio Brenner (Cemitério Municipal de Santa Maria/RS) responsável pelo trabalho de restauração digital.

Jakob Weber e Juliana Katharina foram pais de:
1.Anna Sofia Weber casada com José Carlos Kruel
2.Christiana Weber casada com Gustavo Adolfo Pfeifer
3.Alberto Weber casado com Guilhermina Schirmer
4.Lyndolfo Weber casado com Maria Izabel Penna de Moraes
5.Elibio Weber
6.Carlos Weber
7.Julia Carolina Weber casada com Pedro Balduino Brenner
8.Luiz Weber casado com Ernetina Beck
9.Maria Paulina


Bn1. Alfrida Kruel casa aos 22 anos, em 22.9.1904, Santa Maria/RS, com José Barbará, 35 anos, natural da Argentina e moradores em Uruguaiana/RS e Buenos Aires, filho de João Barbará e Constantina Souza, moradores em Buenos Aires/Argentina.
José Barbará era viúvo de Claudina Giralt falecida em 5.11.1900 aos 22 anos, com quem teve o filho Diego Giralt de Barbará, nascido em 1.11.1900.
Tn1. Alda Kruel Barbará casada com Eduardo Arduino (natural da Argentina).4 filhos.
Tn2. Estella Kruel Barbará nascida em 16.8.1907, Uruguaiana/RS, casada com Conrado Etchbarmes. 4 filhos.
Tn3. Nydia Kruel Barbará casada com Victor Erribarra. 2 filhos.
Tn4. José Carlos Kruel Barbará nasceu em 26.1.1909 e foi batizado em 19.3.1909,Porto Alegre/RS.
Tn5. Alfredo Kruel Barbará casado com Jaqueline Morgo, natural do Chile. 3 filhos.
Bn2. Josefina Kruel (Finoca) nasceu em 4.2.1883 em Santa Maria/RS, onde foi batizada em 12 agosto. Casa aos 27 anos, em 14 março 1910, Santa Maria/RS, com Estácio Mariense de Lemos, 34 anos, nascido em 1876, São Borja/RS, viúvo de Adelaide Scherer de Lemos, falecida em 10.6.1908, sem filhos., filho de Manuel Bernardino de Lemos e de Ecilda Mariense da Silva. Estácio Mariense foi tabelião em Santa Maria/RS.
Tn1. Floriano Kruel de Lemos nasceu em 1.2.1911 Santa Maria/RS, desempenhou a função de Juiz Municipal em Santa Maria. Casou com Elsa Azeredo. 1 filha.
Tn2. Fernando Kruel de Lemos nasceu em 11.2.1921, casou com Yolanda Freitas Valle. 4 filhos.
Bn3. Celina Kruel nasceu em 18.5.1888 em Santa Maria/RS, onde foi batizada em 24.6.1888, casa aos 18 anos, em 24.11.1906 com Celso Pena de Moraes 26 anos, natural de Santa Maria/RS, falecido em 18.5.1944 Santa Maria/RS, filho de Gabriel dos Santos Moraes e Francisca Penna de Moraes.
Tn1. José Bonifácio nasceu em 7 setembro 1907, Santa Maria/RS, onde faleceu em 18 junho 1908.
Tn2. Clóvis Kruel de Moraes
Tn3. Celeste Kruel de Moraes
nascida em 15.10.1911, Santa Maria/RS.
Tn4. Cleusa kruel de Moraes nascida em 17.6.1916, Santa Maria/RS. Casa em 24.11.1938, Santa Maria com Salvador Marleta Jr.
Tn5. Carmem Kruel de Moraes casada com Eduardo Moraes.
Tn6. Creso kruel nascido em 19.11.1914, Santa Maria. Casa em 19.10.1976, Santa Maria/RS com Elza Schoroeder Correa.

Bn4. Olga Kruel nasceu 2.9.1889 em Santa Maria/RS, casa-se aos 22 anos em 25.3.1912, Santa Maria/RS, com o General José Valente Ribeiro, 26 anos, natural de Alagoas, filho de Bernardino de Souza/Senna Ribeiro e Maria Estephania Valente Ribeiro. José Valente e Olga fixaram-se no Rio de Janeiro/RJ.
Tn1. Ligia Kruel Ribeiro
Tn2. Ivanise Kruel Ribeiro
nascida em 14.8.1914, Santa Maria.

Bn5. João Carlos Kruel nasceu em 1.1.1892, Santa Maria/RS, onde foi batizado em 8.5.1892. residiu em São Paulo. Casado com Hilda Bienek.
Tn1. Clotilde Bienek Kruel casada com Emanuel Fonseca.
Tn2. Clélia Bienek Kruel casada com Paulo Geraldo Galvão Budri.


Bn6. Edemar Kruel nasceu 1.8.1893 em Santa Maria/RS, onde foi batizado em 25 dezembro. Casou em 27.9.1916, Porto Alegre/RS, com Emerita Franco Fernandes, 20 anos, filha de Daniel Fernandes e Júlia Francisca Franco. Moradores em Sto Ângelo/RS. Pais de:
Tn1. Edgar Fernandes Kruel nasceu 9.7.1917 em Santa Maria/RS. Casado com Ilka Ertel (filha de Max César Robert Ertel e Alice Heuser Ertel ?).
Tn2. Evandro Fernandes Kruel nasceu 13.8.1919 em Santa Maria/RS. Casou com Clecy Chaves Portinho, filha de João Barbosa Portinho e Dileta Chaves. Pais de 3 filhos.
Tn3. Edméa Fernandes Kruel nascida a 20.8.1921 em Santa Maria/RS, casa a 7.7.1943 em Tupanciretã/RS com Pedro José Fogliatto, filho de Bortolo Fogliatto e de Maria Dreon. 1 filha


Bn7. Nelson Kruel nasceu 5.12.1895 em Santa Maria/RS, onde foi batizado em 5.6.1886. Faleceu em 28.10.1967. Casou-se aos 24 anos em 5.11.1919, Santa Maria/RS, com Julia Gonçalves de Lemos, 18 anos, nascida em São Borja/RS e falecida em 1902, filha de Octavio Mariense de Lemos, 45anos, natural de São Borja/RS e Alfrida/Elfrida Gonçalves de Lemos, 32 anos, natural de São Francisco de Assis/RS, ambos residentes em Santa Maria/RS
Tn1. Laís nascida em 11.12.1920 Cachoeira/RS, residente em Santa Maria/RS, casou com Regis Beltrão de Andrade, 26 anos, nascido em 6.1.1916 em Porto Alegre, filho de Edgar Vieira de Andrade nascido em 1882 e Regina Beltrão de Andrade falecida em 1927, Santa Maria/RS. 1 filha.
Tn2. Vinícius
Tn3. Hélio
nascido em 15.2.1925 e falecido em 1.2.1990.
Tn4. Gilsa casada com João Mariano Hernandes.

Bn8. Gen. Riograndino Kruel nasceu 13.8.1897,Santa Maria/RS. Casado em Buenos Aires com Maria Conceição Palácios. Moradores no Rio de Janeiro/RJ.
Tn1. Ana Maria Kruel n. 6.8.1929 Buenos Aires/AR cfe ficha consular de qualificação, expedida pelo consulado Argentino no Rio de Janeiro.
Tn2. José Carlos Palacios Kruel
Tn3. José Luis
Tn4. Clélia Budri Bienek

Bn9. Mal. Amaury Kruel foi comandante do II Exército em 1964 (São Paulo), nasceu 11.4.1899 em Santa Maria, RS, faleceu em 23.8.1996 no Rio de Janeiro. Casou aos 22 anos, em 5.7.1902, Santa Maria/RS, em 1ª núpcias com Cândida Cezimbra, 18 anos, nascida em 18.8.1904 em Sta Maria/RS, filha do Cel Achylles Cezimbra, 50 anos em 1922 e Honorina Chagas Cezimbra, 42 anos, residentes em Sta Maria/RS. Amaury casa em 2ª núpcias com Maria Helena.


Jazigo da Família de José Carlos Kruel

O túmulo de José Carlos Kruel (Cemitério Municipal de Santa Maria/RS) é do tipo cripta: atrás há uma grande laje no piso, que dá acesso, por uma escada, à cripta, no subsolo. As peças de mármore foram feitas pela Casa Aloys, de Porto Alegre, famosa marmoraria do alemão Jacob Aloys Friedrich, no Caminho Novo (Rua Voluntários da Pátria).
O jazigo apresenta uma coluna lisa com um capitel compósito. No centro da coluna há um medalhão com a inscrição: Família Kruel. Na face anterior da base estão as fotos de Anna Weber Kruel e José Carlos Kruel.
Nas faces laterais encontram-se as fotos do filho Nelson e do neto Helio.
Foto e informações enviadas por José Antonio Brenner

N10. Maria Fuchs Kruel faleceu em 15.4.1872 em Santa Maria/RS.

Fontes

Arquivo Pessoal de Keffer
Arquivo Pessoal de José Antonio Brenner
Arquivo Pessoal de Fernando Kruel de Lemos
Arquivo Pessoal de Regina Cascão/RJ.
LAMPERT, Leandro. Lampert, origens e genealogia. Porto Alegre: 1996.
Arquivo Público do RS - inventários, testamentos, transmissões e notas, habilitações para casamento, medições.
Arquivo Histórico da Cúria de Santo Ângelo/RS.

Agradeço a colaboração de:
José Antonio Brenner e Fernando Kruel de Lemos (que cedeu as pesquisas realizadas por Edemar Kruel e seu filho Edgar Fernandes Kruel).
Jussara Figueiredo Kruel/RS
Pesquisadora Regina Cascão/RJ