quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carlos José Kruel (Dr. Carlos Kruel)


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


CARLOS JOSÉ KRUEL

Carlos José Kruel nasceu na antiga moradia (e também armazém) situada na esquina dos Kruel ( citada na postagem anterior “Os Kruel nas Missões”) filho de João Ernesto Kruel e Izabel Frederica Hoffmeister. Estudou em Ouro Preto/MG, onde se formou em Engenharia.
Trabalhou na construção das Estradas de Ferro de Cacequi – Alegrete e Passo Fundo – Erechim.
Participou do planejamento e demarcação dos lotes coloniais da Colônia 14 de Julho, hoje Santa Rosa, pelo Escritório da Comissão Estadual de Colonização.
Carlos Kruel foi eleito Intendente Municpal de Santo Ângelo/RS, pelo Partido Republicano, em 3.8.1924. Administrou o município de 1924 à 1928. O Vice-Intendente eleito na mesma data foi Damaso Gomes de Castro (Cap. Damas) apoiado por alguns líderes federalistas, da oposição.
Vale ressaltar, que esta eleição acontecera sob novas regras, ou seja, a revisão da Constituição Castilhista abolia a reeleição para Presidente do Estado e para Intendentes, e previa eleições para os cargos de Vice (ou sub) e não mais nomeação como até então vinha acontecendo.

A foto abaixo, mostra a Rua Antunes Ribas, possivelmente no início da década de 1920, onde vemos em primeiro plano a Loja Maçônica Venâncio Ayres, à direita o antigo prédio da intendência e ao fundo, a antiga Igreja.
Foi sob a adminstração de Carlos Kruel, que teve início a construção do atual prédio da Prefeitura de Santo Ângelo/RS.

Rua Antunes Ribas, em torno da década de 1920.

A foto faz parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos de Santo Ângelo/RS.

“ O prédio da Intendência datado de 1880 e que abrigava, a comarca de Santo Ângelo, datada de 1875, o fórum, o quartel e a cadeia da antiga Vila de Santo Ângelo, não correspondia mais, na década de 1920, às necessidades da comunidade local, era preciso um prédio mais amplo e confortável.
O início da obra de construção do prédio atual aconteceu durante o governo do então Intendente Carlos Kruel (1924/1928), quando em 1927, foi firmado contrato com o arquiteto através de concorrência pública, Sr. Santiago Borba, de Cachoeira /RS.
Conforme ato nº 37 de 27.08.1928, o intendente Carlos Kruel, desapropria o prédio da Loja Maçônica “Venãncio Ayres” junto a Antunes Ribas, para o andamento da construção do atual prédio da prefeitura. Pelas proporções descritas, o prédio da loja ocupava o espaço que hoje dá lugar à Prefeitura e também à Câmara de Vereadores.
A obra de construção foi terminada em 1928 na gestão do intendente Sr. Ulysses Rodrigues e abrigava na época além do Fórum, todas as demais repartições federais e estaduais, sendo sede do Poder Executivo Municipal até os dias atuais.
O prédio foi inaugurado em 27 de maio de 1929 e foi tombado por lei municipal de 12 de abril de 1994.”
http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com

Prédio atual da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, na década de 1930
A foto faz parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos, Santo Ângelo/RS.
Em 1925, o Intendente Carlos Kruel substitui nomes para algumas ruas, praças e avenidas do Município de Santo Ângelo/RS, tendo sido, também, o responsável pela construção da atual ponte sobre o Rio Ijuizinho
Foi, também, em seu período de governo (1926) que foi elaborado o projeto de loteamento de São Miguel das Missões.
Sob sua administração, em 1927, foi estabelecido o Povoado de Passo da Pedra ( 11º distrito de Santo Ângelo/RS) que depois passa a chamar-se Santa Rosa.

Sobre a Praça Pinheiro Machado, escreve FETT, 2010, P.95: "Uma providência tomada por Carlos Kruel, quando intendente, foi a de mandar "fechar" a praça, isto é, contorná-la com quatro fios de arame, ordenando a colocação de oito cruzetas para a passagem de pedestres. Mandou também iluminar a praça com oito lampeões de querosene, pois a era da luz elétrica ainda não havia chegado".

Em BINDÉ, 2006, P. 299, “Também na vila outras casas era, construídas, o comércio aumentava e surgiam algumas indústrias, principalmente na parte norte. Outras ruas, estradas nas colônias e ainda pontes nos distritos eram construídas, facilitando o transporte da produção agrícola.
A implantação da via férrea, que chegara à vila e iria continuar com um ramal para Giruá e Santa Rosa, também contribuía para o desenvolvimento que Santo Ângelo e a região viam aumentar.
O setor de ensino também melhorava nesse ano e novos professores eram lotados nas escolas dos distritos. O município contava com escolas públicas, muitas das quais eram mantidas pelos cofres da Intendência Municipal, e outras subvencionadas pelo Estado
.”

Assim, após o término de seu mandato como intendente, Carlos Kruel foi nomeado, pelo Governo do Estado, como Oficial do Registro de Imóveis de Santa Rosa, cidade onde faleceu.
Sob seu período administrativo, aconteceram os episódios da Coluna Prestes e o assassinato de Pedro Alberto de Mello (Pedro Arão), que mesmo não tendo ocorrido no município de Santo Ângelo/RS, teve intensa repercussão, em razão do envolvimento de moradores do local.

O nome de Carlos Kruel foi proposto pelo Vereador Ernesto Grás, para denominar o antigo Grupo Escolar do Entre-Ijuís, que passou a chamar-se “Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carlos Kruel”.


Da E/D:  Cap. Raul Oliveira, Ignácio Belmonte, Cap. Joaquim Rodrigues,Prof. Pedro Rockembach, Cel. Bráulio de Oliveira,Mj. Eurico Moraes, não identif., não identif., João Xavier da Rocha,não identif., CARLOS KRUEL.
Foto cedida por André Bindé.
Fontes:

FETT, Leo Petersen. Memórias vivas de Leo Petersen Fett. Porto Alegre: Letra &Vida,2010.
http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com
Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos- Santo Ângelo/RS.
BINDÉ, Wilmar Campos. Santo Ângelo, terra de muitas histórias. Ijui-RS: Multicor Gráfica e editora Cornelli Ltda,2006.

Arquivo de fotos de Wilmar Campos Bindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário