segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Charlotta Juliana Bier



CHARLOTTA JULIANA BIER

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.

A imigrante CHARLOTTA JULIANA BIER nascida em 16 maio 1776 em Baumholder, Rheinland, Palatinate-Zweibrucken, foi batizada na Igreja Evangélica Reformada (Calvinista) em 19 de maio do mesmo ano. Faleceu 21 setembro 1870, Santa Maria/RS

Registro batismo de Charlotta Juliana Bier - Baumholder
Foto do registro obtida em microfilme/CHF – Igreja Evangélica Reformada - Baumholder

(1ª coluna) Criança:
Charlotta Juliana nasceu 16 maio( 1776), batizada em 19 de maio.
(2ª coluna) Pais:
Johann Friedrich Bier.......... e Charlotta Catharina
(3ª coluna)Testemunhas:






Registro de óbito da imigrante Juliana Bier
Microfilme Santa Maria - Centro de História da Família/Porto Alegre.

Assento do falecimento de Juliana Bier
Aos dezeceis dias do mês de janeiro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e setenta e quatro, n’esta villa de Santa Maria da Boca do Monte, em meu cartório compareceu Carlos Lampert, morador n’esta villa e de profissão ourives, e por elle me foi dito que Juliana Bier falleceu aos vinte e hum de Agosto de mil oitocentos e setenta, estave cinco dias doente, tratamento cazeiro, natural d’Alemanha, professava religião evangélica. Do que para constar fiz este assento em que assigna o participante com duas testemunhas.
Eu ....Borges da Fontoura, Escrivão que escrevy e assigno.
Carlos Lampert
Gulherme Fischer

Sobre Juliana Bier:
JUNG, 1993, p 136 refere-se à esposa de Karl Ludwig Wilhelm Kruel, nomeando-a apenas como "JULIANA BIER, nascida em 16.5.1776, filha de Friedrich e Charlotta Katharina".

Uma exaustiva busca em microfilmes nos revela duas Julianas Bier:
- CHARLOTTA JULIANA BIER, cuja data de nascimento e filiação coincidem com as informações de JUNG.
- JULIANA MARGARETH BIER, nascida em 17.11.1792, filha de Johann Heinrich Bier e Maria Elisabeth.

Porém, se considerarmos que a data de nascimento de Charlottta Juliana está correta, ela teve sua última filha, Catarina, com 59 anos !!!

Podemos pensar na hipótese de que tenha existido uma outra filha do casal Friedrich e Charlotta Katharina, também chamada Juliana, nascida em data posterior (não localizada em microfilmes) a qual poderia ser a esposa do imigrante Kruel. Considero esta hipótese a menos provável.

Expus esta questão para Jerry Brum, ( os diálogos podem ser lidos em seu site) pesquisador americano que, entre outras famílias, pesquisa a família Bier nos Estados Unidos. Jerry concordou comigo e passou a chamar a imigrante de Juliana Margareth Bier.

Eu optei por adotar a linha de pesquisa de RUDI JUNG, que teve acesso aos registros paroquiais, mesmo considerando a possibilidade de estarmos lidando com algum dado não correto, e considerar a esposa do imigrante como CHARLOTTA JULIANA BIER, até o momento em que tenhamos novos dados.

Um comentário:

  1. Oiii
    A senhora pode me mandar um email, minha mãe gostaria de algumas informações sobre a familia...
    etifm@terra.com.br

    Etiane Farias de Moraes

    ResponderExcluir