sexta-feira, 18 de março de 2011

Gasogênio Kruel


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


                                           O GASOGÊNIO KRUEL

Colaboração de José Antonio Brenner*

* autor de:
Os Cassel de Santa Maria - desde o Glantal - Ed. UFSM.
A Saga dos Niederauer - Ed. UFSM.
http://brennerdesantamaria.blogspot.com/

...Dario Kruel em Tupanciretã, em sua oficina mecânica, depois de uns três meses de aprofundados estudos e após experimentações em campo raso, teve coroados do maior êxito seus esforço no sentido de apresentar ao grande público, o mais aperfeiçoado modelo de aparelho para o acionamento de qualquer veículo auto-motorizado.




Notícia publicada em A Razão (Santa Maria/RS), 11.4.1943, sobre a fabricação do "Gasogênio Kruel" por Dario Kruel, que tinha oficina mecânica em Tupanciretã.

Gasogênio é uma mistura de gases, obtida pela combustão incompleta de combustíveis sólidos, por exemplo, madeira e carvão. Foi inventado, na década de 1920, pelo francês Georges Imbert.

Durante a Segunda Guerra, foi usado na Alemanha devido à escassez de combustíveis.

No Brasil, nessa mesma época, não havendo importação do petróleo, houve racionamento de gasolina. Esta era destinada principalmente a táxis e veículos oficiais. O gasogênio tornou-se então a única opção para muitos veículos de passeio particulares. Seu uso era incentivado pelo governo.

Em Santa Maria, os ônibus eram movidos a gasogênio.

3 comentários:

  1. Lei estadual impede emancipação de pains (anexando passo do verde ,santa flora e o bairro passo das tropas.
    no blog (site)apresento a lei do rio grande do sul que trata sobre as emancipaçãoes.Se a lei for posta em prática o sonho de destruir Santa Maria ficará mais longe de algumas pessoas ...
    Será anexado o distrito de passo do verde ,onde está localizado o centro geografico do RS. santa maria deixará de ser de fato coração do rio grande.Mas a lei impede isso fere a unidade historico cultural.
    Querem anexar o bairro passo das tropas,cuja população mora a 30 minutos do centro de santa maria ,trabalha no centro ,pega ônibus urbano paga 2,30 a passagem.utiliza vale transporte.Isso fere a unidade historico cultural segundo nossa lei estadual .



    temos que passar isso a diante opara que empresários,vereadores e prefeito , façam valer a lei estadualNA JUSTIÇA.

    caso contrario teremos pains cidade coração do rio grande do sul.só se consegue desenvolvimento com união.por favor ajude na divulgação e pressão sobre nossas autoridades.

    http://unidosporsantamaria.blogspot.com/2011/07/lei-estadual-impede-emancipacao-de.html

    ResponderExcluir
  2. Zélce Darclé Mousquer preciso do seu contato por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liza, se eu puder ajudá-a com alguma outra informação, envie seu email que eu escrevo. abç

      Excluir