quinta-feira, 7 de outubro de 2010

F7. JOHANN ERNST KRUEL – João Ernesto Kruel

As classificações F, N, Bn, Tn, Qn, (Filho, Neto, Bisneto, Trineto, Quadrineto), adotadas na genealogia dos filhos do casal Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier, foram consideradas tomando como referência o grau de parentesco com o referido casal.


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


F7. JOHANN ERNST KRUEL - JOÃO ERNESTO KRUEL


João Ernesto foi o sétimo filho do casal de imigrantes Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier, nasceu em São Leopoldo em 13.3.1831, batizado em 17 março do mesmo ano, pelo Pastor Johann Georg Ehlers. Faleceu aos 50 anos, em 14.8.1877 em Sto Ângelo/RS.
João Ernesto casou em 10.5.1856 em Santa Maria, RS com Izabel Frederica Hoffmeister, nascida em 15 de abril de 1840 em Santa Maria/RS, e falecida aos 69 anos, em 19.3.1909 em Santa Maria da Boca do Monte/RS, onde se achava em tratamento de saúde.

Izabel Frederica era filha de Mathäus Hoffmeister, ferreiro, nascido 1812 em Frettenheim e Elisabeth Daubert nascida 1818 em Patersbach, Renânia Palatinado. Os avós paternos de Isabel Frederica foram o imigrante Philipp Hoffmeister e Justine Mohr e seu avô materno foi o imigrante George Daubert e Philippine Feller.
O casal era morador no lugar denominado Carajazinho, 3º distrito de Santo Ângelo/RS.
O casal João Ernesto e Isabel teve 6 filhos. Rosalina, Germano, Julia, Isabel, João Fernandes e Carlos José.

João Ernesto Kruel e o irmão de sua esposa, Germano Hoffmeister (casado com Gulhermina Fuchs Kruel), foram proprietários de uma gleba de terras à margem esquerda do Rio Ijuí, Município de Santo Ângelo. Em torno de ano de 1892, o governo do Estado, então presidido por Júlio de Castilhos, tentou desapropriar estas terras, para nelas implantar um núcleo colonial. Após uma demorada demanda judicial, a família de José Ernesto Kruel obtém decisão favorável, o que legitima a posse da terra. Estabelecem a firma Kruel & Kruel, que irá organizar um projeto de colonização com a venda de lotes. Surge então, a Colônia Vitória em 1900 ou 1910. Nome este, dado por Isabel Kruel após obter sentença favorável no litígio contra o governo do Estado.

“ (...) possuiam praticamente toda a área que hoje se denomina Vitória das Missões. Era um latifúndio rico mas selvagem e desabitado. Procurando reverter este quadro, os senhores desta terra iniciaram sua comercialização, dividindo-a em colônias, que eram vendidas aos interessados sem visita prévia, sem o conhecimento da área, guiavam-se por um mapa. A colonização do antigo distrito de Colônia Vitória, hoje município de Vitória das Missões, iniciou em 1909 com os primeiros colonos descendentes de alemães, vindos de Pelotas”.

Os Hoffmeister/Hoffmeister do Sul são descendentes de Philipp Hoffmeister, ferreiro, de Hessen, Darmstad, Alemanha e que embarcou em 20.09.1825 em Hamburgo na galera transatlantica "Der Kranich”, tendo chegado à São Leopoldo/RS em 27.02.1826 com a segunda esposa Hellen Valentin e 8 filhos, sendo 3 do primeiro casamento com Justine Mohr: Jacob casado com Dorotéa , Matheus/Mathias casado com Elisabeth Daubert e Carlota.
Os filhos do 2º casamento de Philipp e Hellen foram: Johann casado com Katharine Schweer, Elisabetha, Katharine, Philipp e Ludwig. (HOFFMEISTER FILHO, 1980, p.39).

Matheus Hoffmeister, de Frettenheim, junto a Alzey (o primeiro Hoffmeister a se transferir de Campo Bom para Santa Maria em 1936) e Elisabeth Daubert, de Padersbach, junto a Kusel (filha de Georg Daubert e Philippine Feller), tiveram os filhos:
Germano Hoffmeister casado com Gulhermina Fuchs Kruel.
Matheus ( lutou na Guerra do Paraguai e após se considerado morto por 40 anos, foi localizado pela família vivendo no Paraguai).
Izabel Frederica nascida em 15.4.1840 casada com João Ernesto Kruel.
Carlos nascido em 17.3.1848
Henrique nascido em 8.5.1850
Ana nascida em 16.9.1854Deolinda, e ainda duas filhas não identificadas. Ana e as filhas não identificadas foram casadas, respectivamente, com Fructuoso Fontoura, Alfredo colasans e Carlos Krebs.

Registro batismo Johann Ernst Kruel
Foto obtida nos Registros de batismos da Comunidade Evangélica de São Leopoldo.

Pai: CARL KRUEL, de Baumholder, no Sachs-Coburg, junto ao Reno, 41 anos, evangélico, agricultor e (ilegível) na Pic. dos Irmães ;
Mãe: JULIANA, nasc. BIER, de Baumholder, 37 anos, evangélica;
Padrinhos: Johann Ernst Sand, Maria Catharina Lampert;
Filho: JOHANN ERNST, nasc. a 13 de março, às 6 horas da tarde; bat. em 17 de março.
J.G.Ehlers


Registro de óbito de Ernesto Kruel

Foto obtida na Cúria da Diocese de Santo Ângelo

Aos quatorze dias do mês de agosto do ano mil oitocentos setenta e sete neste cemitério desta villa, deu-se sepultura em um lugar não bento ao cadáver de Ernesto Kruel, casado com Isabel casado, que se suicidou enforcando-se, sendo de idade de cinqüenta anos. E para constar lavrei o presente termo.

O Vig.Antonio Fortunato



Registro de óbito de Izabel Frederica Hoffmeister Kruel

Foto obtida em mcrofilme de registros civis de Santa Maria

Aos dezenove dias de março de mil novecentos e nove, nesta cidade de Santa Maria da Boca do Monte, em meu cartório compareceu Raul Krebs aqui residente e apresentando atestado do médico Dr. Astrogildo Cardoso de Azevedo, declarou ter falecido nesta cidade onde residia, hoje às quatro horas da tarde de entero colite aguda, Isabel Frederica kruel, de 69 anos de idade, branca, natural deste estado, viúva de João Ernesto Kruel, falleceu sem testamento, deixou filhos maiores e vai ser cepultada no Cemitério Público. E para constar, lavro o presente, que assigna o
(...).
Eu, José Fontoura official dos registros civis.
Raul Krebs (?)

Registro de casamento de João Ernesto Kruel e Isabel Hoffmeister.

Foto obtida no Arquivo Histórico da Cúria de Santa Maria.


Aos dez dias do mês de maio de mil oito centos cincoenta e seis annos, nesta Matriz de Nossa senhora da Conceição de Santa Maria da Boca do Monte, depois de proclamadas e feitas as diligencias canônicas habilitados na forma da Lei, sem impedimento algum em minha presença e das testemunhas Frederico Niederauer e ChristianoCruel, pelas três horas da tarde se receberão em mattrimonio os contrahentes João Ernesto Cruel natural e baptisado em São Leopoldo, filho legitimo de Carlos Cruel e de Juliana Cruel, com Izabel Hofmeister, natural e baptizada nesta freguesia, filha legitima de Matheus Hofmeister e de Izabel Hofmeister e lhes dei as Bênçãos Nupciais na forma do Ritual Romano do que para constar fis este assento.
Vig. Antonio Gomes Coelho Netto (?).


N1. Rosalina Kruel nasceu 9.8.1858, bt.3.10.1858, São João Mirim/Santo Ângelo/RS e foi crismada aos 13 anos na Igreja Evangélica Luterana de Porto Alegre/RS em 2.4.1871. Casou no religioso aos 21 anos, em 22.2.1879, Santa Maria/RS, com Jacob Luiz Niederauer, 31 anos, nascido em 5.4.1848 na freguesia de Santa Maria da Boca do Monte, onde foi batizado em 31.10.1848 e residente em Passo Fundo, filho de Friedrich Niederauer, nascido em Kettenheim em 4.7.1809 e falecido em Santa Maria em 17.4.1861 (filho de Johannes Niederauer e Margaretha Elisabetha Silbernagel/Röder?) e Margarida Silbernagel/Klinger, nascida na Alemanha em 1820 e falecida em 27.1.1893 em Santa Maria. 1 filha
Bn1. Ernestina Adolfo Niederauer (Pepita) nasceu em 11.1.1880 em Santa Maria e faleceu em 25.7.1963, Porto Alegre/RS, casada em 30.12.1903, Porto Alegre/RS, com Adolfo Schell Loureiro, 30 anos, filho de Antonio José da Silva Loureiro (natural de S.Christina da Pureza, Portugal, filho de Domingos José Loureiro e Thomazia Maria da Silva) e Felipina Schell, nascida em 03/04/1846, Passo Fundo/RS e falecida em 06.02.1918 Passo Fundo/RS. .
Tn1. Cacilda
Tn2. Felipina
Tn3. Walter



O casal Friedrich Niederauer e Margareta Silbernagel, teve os filhos: Frederico Guilherme, Carolina Gertrudes, Carlos Henrique, Henrique, Jacob, Ana Francisca, Leopoldina Isabel, Guilhermina, João Fernandes e Bernardina.BRENNER,1995, p. 144-145

O casal Antonio José Loureiro e Felipina teve 12 filhos:
Felipe, Emilia,Antonio,Adolfo,Augusto,Josefina, Leonor,João,Ana Cristina,Aurora casada com João Fernandes Kruel , Mario e Adão.

Felipina Schell, filha de Johann Adam Schell (Adão Schell) nascido em 24.06.1809 ( aldeia de Bosen,ducado de Oldenburg, principado de Birkenfeld, Alemanha e falecido em 21.7.1878, Passo Fundo/RS) e de Ana Christina Hein, que nasceu em 21.8.1815 em Hildburghausen, reino de Saxe, Alemanha e faleceu em 4.8.1882, Passo Fundo/RS.
Johann Adam e Ana Christina casaram em 30.10.1830, São Leopoldo/RS e tiveram 9 filhos: Maria, Jorge, João,Guilherme,Emilia,Maria Luiza,Ana Cristina,Felipina e Leopoldina.


N2. Germano Kruel nasceu em 5.8.1863 em Santo Ângelo, onde foi batizado em 2 janeiro 1863. Faleceu em 1935 em Santa Maria/RS, morador em Carajazinho, 3º distrito de Santo Ângelo/RS casa com Celmira Krieger, que nasceu 30.11.1886 na Argentina, filha de Diego Pedro Krieger e Silvana Silveira Marquez, com quem teve 6 filhos.
Os avós paternos de Celmira foram Reginaldo Ignácio Krieger e Prudenciana Moering. Seus avós maternos foram José Silveira Marquez faleceu em 6.5.1898 e Maria de Jesus Márquez, falecida em 13.11.1895, ambos faleceram em Sant’Anna, Missiones, Rep Argentina.
Quando solteiro Germano teve a filha Docelina e provavelmente uma outra filha chamada Diamantina, ambas eram filhas de Auriomar Alves dos Santos.
O casal Germano e Celmira, teve 6 filhos: Humberto, Ervin, Emery, Haidée, Sady, Darcy.

Informações sobre a família Kruel/Krieger na Argentina foram enviadas por Jorge Alberto Krieger.
http://www.kruger-krieger.com.index.htm/

José Silveira Marques e Maria de Jesus tiveram os filhos:
1.Theodora casada com Joao Porphirio deMattos .
2.João Silveira Marques
3.Maxima casada com João Jorge Krieger.
4.Silvana casada com Diogo Pedro Krieger.
5.Horacio Silveira Marques
6.Antonia casada com Humberto Krieger.



Bn1. Docelina dos Santos Kruel nasceu em 1.1.1894 em Santa Maria/RS filha de Germano Kruel, solteiro e Auriomar (?) Alves dos Santos. Os avós maternos de Docelina foram Pedro Alves dos Santos e Euphrasia Alves dos Santos, ambos naturais deste estado e resid em Santa Maria/RS. Docelina casa em 1913/Santa Maria/RS com Manoel Ozório de Menezes, 24 anos em 1913, morador em Santana do Livramento/RS, filho de João Maria de Menezes e Maria Gabriella Dias de Menezes, moradores em São Pedro município de Santa Maria da Boca do Monte/RS. O registro de “perfilhação” (datada de fevereiro/1913) de Docelina está anexado à sua habilitação para casamento.
Tn1. Marcello
Tn2. Martha
Tn3. Maria
Tn4. Lya


Bn2. Diamantina Kruel casada com Pedro Krieger, filho de Diego Pedro Krieger e Silvana Silveira Marquez. Os avós paternos de Pedro foram Reginaldo Ignácio Krieger e Prudenciana Moering e seus avós maternos foram José Silveira Márquez e Maria de Jesus Márquez. Pedro e Diamantina tiveram 5 filhos.
Tn1. Jorge Krieger nasceu 5.10.1923 e faleceu em 13.6.2002.
Tn2. Lila Krieger
Tn3. Aníbal krieger
Tn4. Mario Krieger
nasceu em 9.6.1922 casado com Elvira Dutra. 2 filhos .
Tn5. Luis Krieger

Bn3. Humberto Krieger Kruel
nasceu 9.2.1905 no 3º distrito de Santo Ângelo, casa em 1929, com Maria Viana Valle nascida em 17.7.1912/Taquari/RS, filha de Frontino de Andrade Ville nascido em 2.6.1884 e Franklina Vianna Ville nascida em 19.12.1897.
O casal residiu em Oberá, Província de Missiones, República Argentina.
Tn1. Iván Kruel
Tn2. José Humberto Kruel
Tn3. Celmirita Kruel



Seria Humberto, o alemão Kruel “....razpaz baixo mas forte, de pele rosada e sardenta”, citado por Erico Veríssimo em “Solo de Clarineta” (1976, p.128-131), como seu colega de internato (em torno de 1920) no Colégio Cruzeiro do Sul, Porto Alegre/RS?


Bn4. Ivim Soter Kruel nasceu a 5.5.1908 Santo Ângelo, tendo sido batizado a 12.10.1910 Posadas, Argentina.

Bn5. Ervin Krieger Kruel nasceu 8.6.1910 no 5º dist de Santo Ângelo/RS, casa em 1937aos 26 anos, com Ana Rita Pereira Soares 25 anos, nascida em 11.3.1912 em Sta Maria/RS, filha de Maximiano Gomes Soares que nasceu em 1868 e Ignez Pereira Soares e faleceu em 1918 em Santa Maria/RS. Avós Paternos: Joaquim Gomes Soares e Rita de Araújo Franco. Avós maternos: Vicente Pereira da Cruz e Ana Francisca Ferreira.

Bn6. Emery Krieger Kruel nasceu em 8.2.1919 Sto Ângelo/RS. Casa aos 19 anos, em 1 janeiro 1938 com Ernesto Krieger, 31 anos, nascido em 8.4.1907 em São Luiz Gonzaga/RS, filho de Eduardo Krieger que faleceu em 1936 em São Nicolau e Maria Cândida de Oliveira que nasceu em 1873. Os avós paternos de Ernesto foram Reginaldo Ignácio Krieger e Prudenciana Moering. Avós maternos foram Manoel e Candida Oliveira.

Bn7. Haydée Krieger Kruel casada com Francisco Londero.
Tn1. Ney
Tn2. Antonio
Tn3. Maria
Tn4. Lucia
Tn5. Regina


Bn8. Sady Krieger Kruel
casado com Neusa.

Bn9. Darcy Krieger Kruel
casado com Thereza Fernandes.
Tn1. Germano
Tn2. Nicolau



N3. Julia Praxedes Kruel nasceu em 23.7.1864, Santo Ângelo/RS. Casa aos 18 anos, em 5.11.1881, Santo Ângelo, com Apollinario Peres da Silva nascido em 1857 e falecido em 3.10.1928 com 71 anos em Santa Maria da Boca do Monte/RS, filho de Severino Peres da Silva e Cândida Joaquina do Nascimento (?).Moradores em Sta Maria/RS.4 filhos.
Bn1. Waldemar Peres da Silva casado com Francisca da Silva.
Tn1. Walmir
Tn2. Walde
Tn3. Wenilde
Tn4. Waldeney


Bn2. Alicinda Peres da Silva nascida em 2.8.1887 casa em 1909, Santa Maria/RS com Alcides Monteiro Valle Machado nascido em 27.6.1887, Julio de Castilhos/RS e falecido em 30.3.1972, Porto Alegre/RS, filho de Hygino Valle Machado (filho de João Monteiro Valle Machado e Castorina de Oliveira) e de Emery Ferreira Soares (filha de Erasmo Ferreira Soares e Ambrosina de Souza). 4 filhos.
Tn1. Actheon Peres Valle Machado nasceu 09.02.1910 em Santa Maria, RS.
Tn2. Jóran Peres Valle Machado nasceu em 6.5.1911 em Santa Maria.
Tn3. Alesia Peres Valle Machado nasceu 22.4.1913 em Santa Maria, RS, faleceu em 25.6.1994,Santo Ângelo/RS ,casa aos 26 anos em 1940 com Luis Loureiro Kruel, 29 anos nascido em 21.6.1910 em Passo Fundo, faleceu em 25.10.2001, Santo Ângelo/RS, filho de João Kruel nascido em 30.5.1871 e Aurora Loureiro Kruel nascida em 28.1.1883.4 filhos .

Tn4. Alceu nasceu em casado com Terezinha Nunes.

Bn3. Celina Peres da Silva casa com Antonio Loureiro de Lima filho de Joaquim Gabriel de Oliveira Lima e Emília Loureiro. 5 filhos.
Tn1. ...nasceu em 5 junho 1910 em Santa Maria e faleceu no mesmo dia.
Tn2. Armando Peres de Lima nasceu 06.10.1913 em Santa Maria, RS.
Tn3. Aglaé nasceu em 16.9.1912, Santa Maria.
Tn4. Athos
Tn5. Americo
Tn6. Anadir
casada com Antonio Balbinot


Bn4. Osvaldo


N4. Izabel Clarinda Kruel nasce em 12.8.1866, Santa Maria da Boca do Monte/RS, batizada na Igreja Evangélica Luterana de Porto Alegre, casou aos 25 anos, em 18.9.1891 na Parochia de São Miguel, com Coriolano Camboim, 26 anos, nascido em 30.12.1864, Bagé/RS, filho de Americo Ferreira Camboim e Maria Angélica da Silva nascida em Bagé. Moradores em Pelotas/RS e Santa Maria da Boca do Monte/RS.
Avós paternos de Coroliano foram o Cap. Francisco José Ferreira Camboim e Silvana Paz, falecida em 17.11.1916, Santa Maria/RS aos 96 anos.
Avós maternos foram Vicente Caetano da Silva e Anna Theresa Guimarães e Silva. 5 filhos.
Bn1. Apeles Camboim casado com Alzira Matanna.
Tn1. Eny

Bn2. Bolívar Camboim nasceu em 26.9.1893 em Santa Maria/RS, casado com Jeronima Santos Rocha.
Tn1. Carmem
Tn2. Maria
Tn3. Cecília
Bn3. Corina Camboim
nasceu em 4.3.1898 em Santa Maria/RS, casa aos 25 anos, em 1921, Santa Maria, com Antonio Andrade Ribas, 30 anos, nascido em 20.10.1891 Ponta Grossa/Paraná, filho do Comendador Augusto Lustosa de Andrade Ribas falecido em 1897Ponta Grossa/Paraná e Pureza de Carvalho Ribas. Os avós paternos de Antonio foram: Brigadeiro Manoel Ferreira Ribas e Francisca Leocádia Lustosa Ribas. Seus avós maternos foram José Pedro da Silva Carvalho e Maria da Conceição Carvalho.
Tn1. José
Tn2. Augusto


Bn4. Laura Camboim
casa aos 19 anos, em 1913, em Santa Maria/RS com Mario Goyhenix Petrucci, 26 anos, filho de José Petrucci e Anna Goyhenix Petrucci.
Tn1. Yeda Petrucci nascida em 19.6.1916, Santa Maria.

Bn5. Ernesto Camboim nasceu em 27.2.1905 em Santa Maria. Faleceu solteiro.

Bn6. Alda Camboim nasceu em 25.7.1896 em Santa Maria/RS e faleceu em 23.3.1898 em Santa Maria.


N5. João Fernandes Kruel nascido em 30.5.1871, Santo Ângelo/RS, morador em Carajazinho distrito de Santo Ângelo/RS. Casa em 21.12.1904, com Aurora Loureiro nascida em 28.1.1883 filha de Antonio José da Silva Loureiro e de Felipina Schell (Ver nesta postagem, Ernestina Adolfo Niederauer, filha de Rozalina Kruel). 4 filhos.
Bn1. Anita Loureiro Kruel casada com Romeu Azeredo. 1 filha.
Tn1. Rejane Kruel Azeredo
Bn2. Antonio Loureiro Kruel casado com Alaides Nazario. 3 filhos.
Tn1. Magda
Tn2. Renato
Tn3. Juliano


Bn3. Izabel Loureiro Kruel


Bn4. Luis Loureiro Kruel
29 anos nascido em 21.6.1910 em Passo Fundo/RS, casa aos 29 anos em 1940 com Alesia Valle Machado nascida em 22.4.1913 em Santa Maria/RS, filha de Alicinda Peres da Silva e Alcides Monteiro Valle Machado. 4 filhos.

Bn5. Helena Loureiro Kruel casou (civíl) a 31.5.1930 Passo Fundo/RS, com Salvador(?) Teixeira do Amaral.

Bn6. Alvarina Kruel
nasceu em 24.6.1905 e faleceu em 1988.

N6. Carlos José Kruel (Dr. Carlos Kruel) nasceu em torno de 1873, Santo Ângelo/RS, Casa aos 27 anos, em 17.5.1900, Santa Maria/RS, com Julia da Silva Martins, 27 anos, natural de Pelotas, filha de José Joaquim Martins/Joaquim José da Silva ( irmão de Gaspar Martins ?) e Josepha Manoella da Silva. Julia era viúva de Paulo da Silva Martins, que falecera em 20.4.1894, Rio de Janeiro.
O casal Carlos José Kruel e Júlia tiveram 3 filhos e foram moradores no lugar denominado Carajazinho, Santo Ângelo/RS.
Carlos José foi intendente no Município de Santo Ângelo, no período de 1924 – 1928.

Sobre o Intendente Carlos Kruel, ver a próxima postagem.

Eng. Carlos Kruel
Foto cedida por Wilmar Campos Bindé.

Bn1. Pepita Martins Kruel nasceu em torno de 1896. Casa aos 22 anos, em 5.3.1919, Santo Ângelo, com Ramon Dutra Alves, 30 anos, batizado em Jaquarão, filho de Ramon Alves e Rosa Dutra Alves, e em 2º matrimônio com Claudino Nunes Pereira, sem descendência.
Tn1. José
Tn2. Paulo
Bn2. Izabel Martins Kruel


Bn3. Carlos Martins Kruel
nasceu em 1888, batizado aos 11 meses, em 11.9.1898, em Santa Maria/RS. Casado com Marina Caldas Porto Alegre, nascida em 27.3.1903, Porto Alegre/RS e falecida aos 48 anos em 5.2.1952.
Tn1. Cláudio
Tn2. Fernando
Tn3. Mayda
Bn4. Aracy Martins Kruel
nasceu em 16.2.1900, Santa Maria, casada com Álvaro. Dutra/Vianna.
Tn1. Lourdes
Tn2. Vitor


Fontes:

BINDÉ, Wilmar Campos. Santo Ângelo, terra de muitas histórias. Ijui-rs: Multicor Gráfica e editora Cornelli Ltda 2006.
HOFMEISTER FILHO, Carlos Bento. O Pote de Geleia. Porto Alegre. Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1980.
VERÍSSIMO, Érico. Solo de Clarineta. Porto Alegre: Editora Globo, 1976.
BRENNER, José Antonio. A Saga dos Niederauer. Santa Maria: Editora da UFSM,1995.
Revista Comemorativa Centenário da Fundação da Cidade de Santa Maria 1914

http: //biblioteca.ibge.gov.br/

http://www.meachei.com.br/pafg167.htm
http://www.kruger-krieger.com/index.htm
Arquivo pessoal de Keffer.
Arquivo de fotos de Wilmar Campos Bindé

Arquivo Pessoal de Jorge Alberto Krieger

Nenhum comentário:

Postar um comentário