domingo, 4 de julho de 2010

F4. JULIANA ELISABETHA KRUEL - Juliana Kruel



Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.



F4. JULIANA ELISABETHA KRUEL - JULIANA KRUEL


As classificações F, N, Bn, Tn, Qn, (Filho, Neto, Bisneto, Trineto, Quadrineto), adotadas na genealogia dos filhos do casal Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier, foram consideradas tomando como referência o grau de parentesco com o referido casal.


Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.

Juliana foi a quarta filha do casal de imigrante, Carl Ludwig Wilhelm Kruel e Julianna Bier. Ela nasceu em 20 fevereiro1819 em Baumholder,na Saxônia Coburgo, onde foi batizada em 24 fevereiro do mesmo ano, na Igreja Evanélica Luterana.
Juliana emigrou com a idade de 8 anos e faleceu em 30.3.1904, Cruz Alta. Juliana casou aos 19 anos, em 3 fevereiro 1834, São Leopoldo/RS na Feitoria Velha, com Johann Heinrich Christian Bernstorff Ufflacker,35 anos, (imigrante chegado em 7 de março 1826, na Sumaca Nova Sociedade) nascido em 1799, Ohrun, Hildeshein,Hannover, falecido em 17 setembro 1872/Cruz Alta/RS, evangélico, agricultor,morador em Bom Jardim/RS, filho legítimo de Johann Bernstorff Ufflacker e de Bernhardine Sande (irmã de Johann Jacob Sander?).
Juliana e Johan Heinrich tiveram 8 filhos localizados.
João Theodoro, Carlos, Henrique,Augusto, Christiano, Theodoro, Ernestina e Henriqueta
Julie teve o filho Carl Biermann (nasceu 1834, mesmo ano do casamento da mãe), com Heinrich Biermann, 31 anos, que nasceu em 1803, Ricklingen, junto a Hannover, Baixa Saxônia,evangélico luterano, encontrado em 1834 como agricultor na Picada Dois Irmãos. Henrique Biermann foi militar na Campanha Cisplatina.

Segundo Gilson Justino da Rosa, 2005, p. 241, Juliana  teria casado antes de 1834 com Henrique Biermann, que falece logo após o nascimento do filho. Ela casa, então, em 2º matrimônio, com Johann Ufflacker.

Registro de bastismo de Juliana Elisabetha Kruel
Registro enviado pelo Ev. Archivstelle Boppard. Alemanha. Tradução: Hans R. Richter.

Geburt: 20 Februar 1819
Taufe: 24 Februar 1819
Name: Juliana Elisabetha
Eltern: Carl Kruel, Blaufärber, und Juliana geb. Bier.
Gevattern: Heinrich Bier, Bürger Dahier; Elisabetha, des Peter Schaun, Bürger Dahier, Ehefrau


Nascimento: 20 Fev 1819
Batismo: 24 Fev 1819
Nome: Juliana Elisabetha
Pais: Carl Kruel, tintureiro e Juliana nascida Bier
Padrinhos: Heinrich Bier cidadão deste lugar, Elisabetha Peter Schaun, casada e deste lugar

Registro de casamento de Juliana E. Kruel e Johann H. C. Ufflacker
Foto obtida no Livro de registros de casamentos da Comunidade Evangélica de São Leopoldo

Noivo: o solteiro Johann Heinrich Christian Ufflacker, de Ohrum, em Hildesheim, 35 anos, evangélico, de Bom Jardim. Filha (sic) legítima (sic) de Johann Bernstorff Ufflacker e Bernhardine, nasc. Sander.
Noiva: a senhorita Julie Kruel, de Baumholder, na Saxônia Coburgo, 15 anos, evangélica. Filha legítima de Carl Kruel e Juliana, nasc. Bier.
Casados a 3 de fevereiro.


Sobre Christiano Uflacker:

Christiano Uflacker, natural de Hanover, era um dos que há tempos iam e vinham pelos campos planaltinos, “mascateando” produtos que sua gente germânica fabricava em São Leopoldo. Ele conhecia tão bem estas paragens que já, no ano de 1833 fora comissionado pelo Governo Provincial para proceder a um levantamento pormenorizado da situação em que se encontravam os índios missioneiros sobreviventes do massacre luso-espanhol. Inclusive recebera recursos para estudar a navegabilidade do rio Jacui, no trecho que ia da Serra de São Martinho até as cabeceiras desse rio. Uflacker acaba radicando-se com a família no recém instalado município da Cruz Alta, após comprar em 16/8/1834 por 160$000 ( cento e sesssenta mil réis), pagos em prata com o prêmio de 30% , uns campos no “Galhos de Hevahi”, que eram de Manoel Rodrigues da Costa, conforme consta do livro nº 1, fl 44, do 1º Cartório de Notas da então Vila do Espírito Santo de Cruz Alta ”.

Ozy Piinheiro Souto. Revista História – UNICRUZ- nº 2- Dezembro/2001- Universidade de Cruz Alta , pág. 52.Jornalista, pesquisadora

Christiano Ufflacker (Johann Heinrich Christian Bernstorff Ufflacker), natural da alemanha, , evangélico, agricultor,morador em Bom Jardim/RS nasceu em 1799, Ohrun, Hildeshein e faleceu 17/9/1872, Cruz Alta, filho de Johann Bernstorff Ufflacker e de Bernhardine Sander. Casado com Julia Uflacker. 8 filhos: João Theodoro Gethib Uflacker, Carlos Uflacker, Henrique Uflacker casado com Belmira Kruel, Augusto Uflacker, Christiano Uflacker, Theodoro Uflacker, Ernestina Uflacker,Henriqueta Uflacker.



N1. Carl Biermann nasceu  1.1.1834 em Dois Irmãos/RS, onde foi batizado em 2.1.1834. Participou da Campanha Cisplatina.
Carl Biermann não é citado na relação de herdeiros, por ocasião do inventário de Julia Kruel. Sua confirmação ocorreu em 28.3.1847, São LeopoldoRS.

Registro de batismo de Carl Biermann -
Foto obtida no Livro 3 de registro de batismos da Comunidade Evangélica de São Leopoldo

Pai: HEINRICH BIERMANN, de Ricklingen, junto a Hannover, 31 anos, evangélico, agricultor na Pic. dos dous Irmãos;
Mãe: JULIE, nasc. KRUEL, de Baumholder;
Padrinhos: Carl Kruel, Carl Krüger;
Filho: CARL, nasc. em 1834 a 1º de janeiro, às 12 horas da manhã; bat. em 2 de janeiro.
J.G.Ehlers, P.


N2. João Theodoro Gothieb Kruel Uflacker nat de Cruz Alta /RS, casou a 15.11.1859 CAltas/RS, com  Joaquina de Oliveira Ribas, nat do Paraná, filha de Joaquim Antonio de Oliveira e Ana Ribas. Moradores no Rio de Janeiro.


Bn1. Adelaide Kruel de Oliveira Uflacker casou a 26.2.1876 CAlta, com Manoel Marques da Silva Acauan, filho de Benedito Marques da Silva Acauan e Cândida Jovina Marques. 
Tn1. Benedito
Tn2. Olga
Tn3.Esther
Tn4. Manoel
Tn5.Chininha


Bn2. Mozart Kruel de Oliveira Uflacker casado com Candida Aguiar.
Tn1. Edite Kruel de Oliveira Uflacker
Tn2. Licurgo casado com Zelina Kruel

Bn3. Julieta Kruel de Oliveira Uflacker

Bn4. Christiano Kruel de Oliveira Uflacker

Bn5. Henrique Kruel de Oliveira Uflacker

Bn6. Julia Kruel de Oliveira Uflacker

N3. Carlos Kruel Uflacker nasceu em torno de 1840 e faleceu 17.1.1898. Casou em 26.4.1871, Cruz Alta com Joaquina da Silva Prado nascida em 9.6.1840, filha de Tte Cel. Joaquim Thomas da Silva Prado, nascido cerca de 1791, SP e falecido em 3.12.1856 Palmeira das Missões/RS (filho de Eleutério da Silva Prado) e Maria Thomasia Novaes Coutinho, natural de São Pedro do Sul/RS e falecida em 15.7.1886 Cruz Alta/RS.
Bn1. Theobaldo Prado Uflacker
Bn2. Brasilisa Prado Uflacker


Joaquim Thomas da Silva Prado e Maria Thomazia tiveram os filhos: (Arquivo de Keffer)
1. Marcolina Maria da Silva Prado casada com José Elias Pacheco Jordão
2. Rafael da Silva Prada
3. Ttte Theodorico da Silva Prado casado com Josephina Leopoldina da Motta e com Marcolina.
4. Francisco da Silva Prado casado com Maria Virginia Pacheco Jordão.
5. Eleutério da Silva Prado casado com Henriqueta Leopoldina Amado.
6. Carolina da Silva Prado casada com Luiz Gonçalves Terra
7. Balbina Augusta da Silva Prado casada com Francisco Modesto Franco
8. Anna Joaquina da Silva Prado
9. Belarmina da Silva Prado
10. Uricena Rudugeria da Silva Prado casada com José Pereira de Campos
11. Bertolina da Silva Prado
12. Joaquina da Silva Prado casada com Carlos Kruel Uflacker
13. Maria das Dores da Silva Prado casada com João Ferreira Amado
14. Gabriel Martinho do Prado
15. Elesia da Silva Prado


N4. Henrique Kruel Uflacker nascido em 12 janeiro 1861, bat 13.10.1861 Cruz Alta, ,casou aos 24 anos, em 25.3.1870, Santo Ângelo/RS com sua prima, Belmira Kruel, 16 anos, nascida em 8.1.1854 no 3º distrito de Santo Ângelo (São Miguel)/RS, onde faleceu em 1925, filha de Frederico Kruel e Generosa Lemes Quaresma. No registro de casamento seu nome aparece como Antonia Belmiria Kruel. Moradores em Cruz Alta/RS.Tiveram 4 filhos.



Registro de casamento de Antonia Belmira kruel e Enrique Ufflacker
Foto obtida no livro de registros de casamentos da Cúria da Diocese de Santo Ângelo

Aos vinte e cinco de março do ano de mil oitocentos e setenta e hum, nesta freguesia de Santo Ângelo, guardados os mandamentos mandados observar pelo Sagrado Concílio de Trento e leis do Bispado, autorizei o presente casamento que in facie Eclesiae entre si contrairão Enrique Ufflacker, solteiro natural de Cruz Alta e ali morador com vinte e quatro anos de idade, filho legitimo de Christiano Ufflacker e de Juliana Ufflacker, com Antonia Belmiria Cruel, solteira, natural e moradora desta parochia, com dezesseis anos de idades, filha legitima de Frederico Kruel e de Generosa Quaresma, forão dispensados dos segundo processo de consangüinidade em línea .......Revmo Sr. ....Bispo , sendo testemunha Agostinho do Nascimento e Silva e Francisco Schorn d’Almeida. Em fé do que assigo este no dia, mês e ano de supra.
O Vig. Antonio Fortunato


Bn1. Augusta Kruel Uflacker nasceu em torno de 1895, morador na villa de Santo Ângelo/RS. Casou com Nicolau Oliveira.
Tn1. Iracema
Tn2. Ignes
Bn2. Acassia Kruel Uflacker nasceu em 8.8.1876, batizada em Santo Ângelo/RS, casou com Eurico Moraes, filho de José Pedroso de Moraes Netto e Maria Castilhos de Moraes.4 filhos
Tn1. Olga Kruel Uflacker Moraes casou com o Dr. José Olavo Machado (advogado em Santo Ângelo/RS) que nasceu em 29 julho 1897 São Gabriel/RS e faleceu em 31.3.1983, Santo Ângelo/RS, filho de Reduzino Candido Machado e Maria da Gloria Mena Barreto.
os avós paternos de José Olavo foram Polycarpo Machado de Souza e Constantina Cândida da Silva.
Seus avós maternos foram Pulciano Rodrigues Menna Barreto ( neto de João de Deus Menna Barreto, Barão de São Gabriel) e Maria Cândida Xavier. Olga e José Olavo tiveram 1 filho
Sobre João de Deus Menna Barreto, ver:
Carneiro da Fontoura - um tronco secular  - em http://www.carneirodafontoura.com/page_13.html
Tn2. Celso Kruel Uflacker Moraes nasceu em 27.8.1908 Santo Ângelo/RS.
Tn3. Armando Kruel Uflacker Moraes casou com Alice Moraes. 3 filhos .
Tn4. Olavo Kruel Uflacker (?)
Bn3. Elfrides Kruel Uflacker casou em 1914, Santo Ângelo/RS com Segismundo Alexandrowisk Kraskin, 32 anos, morador na Villa de Santo Ângelo/RS, filho de Casemiro Kraskin e Alexandra Kraskin, moradores em Moscou, Russia. 2 filhos.
Tn1. Colombo Uflcker Kraskin
Tn2. Olga Uflacker Kraskin
Bn4. Emilia faleceu aos 12 anos em 30.8.1892, Santo Ângelo/RS.
Bn5. Alzira faleceu aos 14 anos, em novembro 1900, Cruz Alta.

N5. Augusto Kruel Uflacker nat de Cruz Alta, onde casou a 11.9.1870, com Francisca Lopes da Silva, nat de CAlta, filha do Tte Cel José Lopes da Silva falecido em 6.9.1885, Cruz Alta /RS e Saturnina Rodrigues Lopes, filha de Antonio Rodrigues Pereira e Laurentina Joaquina de Pillar. Os avós maternos de Francisca foram Antonio Rodrigues Pereira falecido em 15.7.1871 ( natural de São Paulo, batizado na Vila de Apihay,filho do Tte Theobaldo Rodrigues de Sampaio e Isabel Francisca Pereira) e Laurentina Joaquin do Pilar . Augusto e Francisca foram moradores em Santo Antonio da Patrulha/RS.

José Lopes casou em 1º matrimônio com Saturnina e foram pais de:Laurentina Lopes casada com o Mj. Fernando Bonavino (?); Francisca Lopes casada com o Alf. Augusto Kruel Uflacker; Manoel; Antonio; Balbina casada com Lucio Annes Dias e Anibal. José Lopes casa em 2º matrimônio com Senhorinha Veríssimo Lopes, com quem teve os filhos: Ana casada com Frederico Nobre Formiga, Veríssimo,Maria, Domingos,Quitéria e Isabel.

Antonio e Laurentina foram pais de : Isabel casada com Antonio Veríssimo da Fonseca; Antonina Rodrigues Pereira casada com o Tte Crispim Vidal de Almeida Pilar; Saturnina casada com o Tte Cel José Lopes da Silva.

Bn1. Erasmo Lopes Uflacker casado com Leontina Andrade.
Tn1. Antonio
Tn2. Augusto
Tn3. Hugo

Bn2. Corincha (?) Lopes Uflacker.
Bn3. Ataualpa Lopes Uflacker casado com Corina Teixeira.
Bn4. Eudoro Lopes Uflacker
Bn5. Balbina Lopes Uflacker
Bn6. Olga Lopes Uflacker casada com Henrique Brack.
Tn1. Pery
Tn2. Suelly
Tn3. Iracema
Tn4. Ary
Tn5.Tupy
Tn6. Darcy
Tn7. Maria de Lourdes

Bn7. Didimo Lopes Uflacker casado com Ambrosina Falkembach.
Tn1. Augusto
Tn2. Álvaro
Tn3. João
Tn4. Olga
Tn5. Didimo
Tn6. Arthur
Tn7.Francisco


N6. Christiano Kruel Uflacker casou a 2.9.1875, Cruz Alta com Elvira da Silva Prado, filha do Ten. Theodorico da Silva Prado e Marcolina. Os avós paternos de Elvira foram o Tte Cel. Joaquim Thomas da Silva Prado e Maria Thomasia Novaes Coutinho. Moradores em Santa Maria.
Bn1. Olindo Prado Uflacker

N7. Theodoro Kruel Uflacker morador em Minas Gerais.
Bn1. Julio Uflacker

N8. Ernestina Kruel Uflacker nasceu 21.9.1857,foi bat.27.12.1857 Cruz Alta/RS , onde casou aos 17 anos, em 1.5.1875, de acordo com o Rito Evangélico, (casamento registrado no Cartório de Santa Maria/RS) com seu primo Carlos Frederico Lampert , 24 anos, ourives, nascido em 4 novembro 1851, Taquari/RS e falecido em 1924, filho de Karl Lampert e Catharina Kruel.
Bn1. Anatolio lampert 2 filhos.
Tn1. Benone
Tn2. Iracema

Bn2. Ercilia Lampert nascida em 1880 e falecida em 1938. Casa a 8.12.1897 Calta/RS, Amandio Fidencio Lampert, nascido em 1869 e falecido 1949.Tiveram 5 filhos.
Tn1.Olavo
Tn2. Normelia
Tn3.Ercilia
casa com Solon Ferreira Pires.
Tn4. Adilis
Tn5. Noemia

Bn3. Heleodoro lampert
Bn4. Garibaldi Lampert
Bn5. Alice Lampert
casada com Hugo Gartner.7 filhos.
Tn1. Carlos casa com Jandira Lamapert Araujo.
Tn2. Geni Gartner
Tn3. Rubem casado com Edite Lampert Gartner.Tn4. Soely
Tn5. Edite
casada com Antenor Winck Brum .
Tn6. Ernestina casada com Eduardo Abelardo Marques.
Tn7. Luiz casado com Adelia Nedef .
Bn6. Olinda Lampert
Bn7. Homero Lampert
Bn8. Olga Lampert
Bn9. Zulmira Lampert
. 1 filha.
Tn1. Maria
Bn10. Alayde Lampert casada com Deolindo Brum.

Um dos filhos nasceu em 9.8.1877 em Santa Maria/RS e uma filha nasceu em 16.2.1879 em Santa Maria/RS.
Localizado o filho Dinarte Lampert dos Santos nascido em 28.4.1889, Ijuhy/RS, filho natural de Elvira dos Santos. Na certidão de alistamento militar de Dinarte, Carlos Frederico Lampert é citado como seu pai. Dinarte casou em 1919, Santo Ângelo/RS com Emilia Raiter nascida em 21.10 1897, filha de Frederico Raiter nascido em 6.2. 1873,Russia e Emma Raiter nascida em 4.4.1876, Alemanha.
Os avós paternos de Emilia foram Samuel Raiter e Elisabeth Stein e seus avós maternos, Gustavo Pancker (?) e Carolina Pancker (?).


N9. Henriqueta Uflacker nascida no dia 25 março 1871 em Cruz Alta/RS, casa em 16.1.1881 Santo Ângelo/RS, com Mj Frederico Beck 27 anos, nascido em 27.5.1853 e falecido em 6.1.1918, filho de André Beck e Isabel Beck. 12 filhos.
Bn1. Clodio Uflacker BeckBeck  n.2.7.1889 SAngelo/RS, onde casou em 1929 com Waldemira Holsbach  ( viúva de Alfredo Rechke nat da Inglaterra, morador Col Guarany filho de João Rechke e Emilia Rechk, falecido aos 24 anos, a 14.4.1919 SAngelo/RS, deixando um filho de nome Julio, 4 meses) n. 21.9.1895, SAngelo/RS, filha  leg de Julio Conrado Holsbach falecido 23.3.1917 e Emilia Holsbach nas 30.12.1872.
Bn2. Dinarte Uflacker Beck
Bn3. Garibaldi Uflacker Beck
Bn4. Alfredo Uflacker Beck
nascido em 8.5.1886, Santo Ângelo/RS, casa aos 32 anos, em 4.12.1918 Santo Ângelo/RS, com Julieta Preto de Oliveira 18 anos, nascida em 31.5.1901, filha de Alfredo Preto de Oliveira nascido em 4.10.1856 e Joanna Gonçalves de Oliveira, nascida em 21.8.1874.Os avós paternos de Alfredo foram Joaquim Preto de Oliveira e Emilia Ignez Olintho e seus avós maternos foram João Gonçalves Leite e Anna Boeno ? Leite
Bn5. Ernestina Uflacker Beck casou-se aos 28 anos, em 1916, Santo Ângelo/RS com Rodolfo Holsbach, 29 anos, filho de Pedro Jorge Holsbach e Luiza Fuchs Holsbach, moradores em Santo Ângelo/RS.
Bn6. Aracy Uflacker Beck nasceu em 22.11.1898, Santo Ângelo/RS, casou aos 22 anos em 1935, Santa Maria/RS com Antonio Gomes Jacques 41 anos, nascido em 19.9.1897, Jaguarão/RS, filho de José Antonio Jacques e Jeleira Gomes Jacques. Seus avós paternos foram o Cap José Antonio Jacques e Maria de Jesus Jacques. Avós maternos: Antonio Augusto Gomes e Maria Ignacia Gomes.
Bn7. Elodia Uflacker Beck casada com José Cezimbra Machado.
Bn8. Júlio Uflacker Beck nasceu em 1.7.1893, casou em 1920, Santa Maria/RS, com Eulália Carvalho Sartori, nascida em 6.2.1902 e filha de José Sartori e Joaquina Carvalho Sartori, falecida em 12.3.1902.
Bn9. Herondina Uflacker Beck casada com Amparo Beltrão.
Bn10. Cecília Uflacker Beck nasceu em 22.11.1898, Santo Ângelo/RS, casa aos 24 anos, em 1923 com José Lamb, 36 anos, viúvo de Philomena Lamb, falecida em 13.3.1915, Caxias do Sul/RS. José Lamb nasceu em 22.5.1886 Rio Pardo/RS, filho de Christiano Lamb falecido em Cachoeira do Sul/RS e Julia Muller.
Bn11. Elpidio Uflacker Beck
Bn12. Silvio Uflacker Beck

Fontes:
Arquivo Pessoal de Keffer
Arquivo Público do RS - inventários, testamentos, transmissões e notas, habilitações para casamento, medições.

Arquivo Histórico da Cúria de Santo Ângelo/RS.

4 comentários:

  1. Parabéns Zélce ,adorei saber da Ernestina kruel com o filho do karl Lampert e da katharina kruel Lampert.
    as famílias kruel e Lampert FOREVER

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zélce,

    Parabéns pela pesquisa. Muito interessante e densa! Muito legal ter uma fonte como essa para poder saber da história desse ramo da minha família. Caso possa ajudar em algo, ponho-me à disposição. Sou neto da Rejane Kruel Azeredo, que, depois de casada, mudou o nome para Rejane Azeredo Bandarra (filha da Anita Loureiro Kruel com Romeu Azeredo, da linha do João Fernandes Kruel - N5).

    Ab.

    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leonardo.
      Sinta-se à vontade para enviar os dados que achares irão contribuir com a pesquisa. Penso que maiores informações sobre os pais da Aurora seriam interessantes.
      Se quiseres ampliar o seu ramo, podes enviar os dados.
      abraço

      Excluir