quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os pais e irmãos da imigrante Charlotta Juliana Bier




OS PAIS E IRMÃOS DA IMIGRANTE CHARLOTTA JULIANA BIER

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


Os pais da imigrante

Charlotta Juliana Bier era filha de JOHANN FRIEDRICH BIER, padeiro e mestre cervejeiro, nascido em 7.5.1747 em Baumholder, Rheinland,Palatinate-Zweibrucken e falecido em 16 maio 1782 em Baumholder, casou-se antes de 1776 em Baumholder, com CHARLOTTA CATHARINA.
Os pais de Johann Friedrich Bier foram Johann Heinrich Bier,nascido em 23.12.1700 em Baumholder, Rheinland, Palatinate-Zeibrucken onde faleceu em 16.8.1781. Casou-se em 8.3.1729, Baumholder, com Maria Elisabeth Conrad, nascida em 3 agosto 1710 Baumholder/Birkenfeld, onde faleceu em 26 janeiro 1775, filha de Johannes/Hans Conrad (nascido em 5.9.1670 Heringen,Nassau, Hessen, Germany e falecido em Mieteshein, Alsace, Germany) e Verônica Staub (nascida em 1695 em Mieteshein, Bas-Rhin, Alsace, France onde também faleceu). Tiveram 9 filhos: Johann Heinrich, Maria Juliana, Anna Elisabeth, Charlotte Maria, Anna Katharina, Johann Heinrich, Maria Philippina, Johann Friedrich e Luisa Katharine.
Johann Heinrich Bier e Maria Elisabeth Conrado tiveram 9 filhos:

Johann Heinrich Bier
Maria Juliana Bier,
Anna Elisabeth Bier
Charlotte Maria Bier
Anna Katharina Bier
Johann Heinrich Bier
Maria Phlippina Bier
Johann Friedrich Bier
Luisa Katharina Bier

Possivelmente Charlotta Juliana tenha relações de parentesco com Jacob Bier nascido em 1782, Baumholder e falecido em 1873, Campo Bom/RS, casado com Sophia Catharina Rothfuchs que nasceu 1811, em Linne, Lichtenberg e faleceu em 1844, Campo Bom/RS. Este casal desembarcou em São Leopoldo, na mesma leva da família Kruel.

Os registros da família Bier nos informam, que eram membros da Igreja Evangélica Reformada, ou seja: eram Calvinistas, movimento que representava um desdobramento da Reforma Luterana, que surgiu na França com Ulrico Zuínglio ( 1º líder) e João Calvino (que assume a liderança após a morte de Zuínglio), e se espalhou pela Europa e sul da Alemanha, conhecido como Movimento Reformado. Na Escócia ficaram conhecidos como Presbiterianos, na França como Huguenotes, e na Inglaterra como Puritanos.
Em 1817, o governo da Prussia (estado alemão), passa a exigir a união entre Luteranos e Reformadores Calvinistas. Muitos luteranos não aceitaram esta imposição, e passaram a constituir Igrejas independentes (puramente luteranas) em toda a Prússia, alguns emigraram para as Américas, com o objetivo de dar assistência aos emigrantes alemães.
A região da Alemanha que recebeu o maior afluxo de fé reformada foi o Palatinado.
A reforma (protestantismo) no século XVI teve 4 manifestações principais:
Luteranismo, Calvinismo (mov reformado), Anabatismo (reformados radicais) e Anglicanismo.
Na biografia de Johann Jacob Henrici, citada anteriormente, os conflitos entre Luteranos e Reformados são mostrados de maneira bem clara.

Registro de batismo de Johann Friedrich Bier ( pai da imigrante)
Foto do registro obtida em microfilme – Igreja Evangélica Reformada - Baumholder

1ª coluna
Os pais Johann Heinrich bier
Elisabetha
2ª coluna
Johann Friedrich Bier nascido em 7.5.1747, batizado 11.5 (?)
3ª coluna
padrinhos



Os irmãos da imigrante

O casal Johann Friedrich Bier e Charlotta Cataharina teve 4 filhos:


1. A imigrante CHARLOTTA JULIANA BIER (registro postado anteriormente).



2.JOHANN FRIEDRICH BIER nascido em 24.10.1777 em Baumholder, Rheinland, Palatinate-Zweibrucken e batizado em 29.1.1777..

3. KATHARINA ELISABETH FRIEDRICA BIER nascida em 21.12.1779, Baumholder, Rheinland, Palatinate-Zweibrucken e batizada em 23 dezembro do mesmo ano.




4.JOHANN PETER BIER nascido em 12 fevereiro 1782, Baumholder, Rheinland, Palatinate-Zweibrucken, batizado em 17 fevereiro do mesmo ano.



Fotos dos registros obtidas em microfilme – Igreja Evangélica Reformada - Baumholder

Nenhum comentário:

Postar um comentário