segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Karl Ludwig Wilhelm Kruel



KARL LUDWIG WILHELM KRUEL

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.


O imigrante KARL LUDWIG WILHELM KRUEL, nasceu em 7 abril 1790 em Baumholder, Rheinland, Prússia e foi batizado em 12 abril de 1794. Casou-se em 1813/Baumholder/ Dept. Saar/ France, com Charlotta Juliana Bier. Faleceu em Santa Maria/RS, em 5 setembro 1871.

Registro de batismo de Karl Ludwig Wilhelm Kruel
Registro enviado pelo Ev. Archivstelle Boppard, Alemanha. Tradução: Hans R. Richter/Porto Alegre

Karl Ludwig Wilhelm, ein Söhngen des Herrn Oberschultheißen Friedrich Kruels und dessen Eheliebste Frau Christiana, einer gebohrenen Henriciin, wurde zur Welt gebohren den 7ten Aprill und den 12ten eiusdem zur Tauf gebracht. Die Gevattern waren: 1. Carl Wilhelm Traut, fürstlich Nassau-Usingischer Mundkoch zu Bieberich. 2. Friedrich Ludwig Traut, Candidatus Theologiae zu Neunkirchen. 3. Dorothea Wilhelmina, des weyland Herrn Inspector Henerici zu Kusel hinterlaßene Jungfer Tochter.

Karl Ludwig Wilhelm, um filho do prefeito Friedrich Kruels e sua querida esposa, Cristiana, nascida Henriciin, nasceu no dia 7 de Abril (1790) e foi batizado no dia 12 de Abril (1790). Os padrinhos foram: 1. Carl Wilhelm Traut, cozinheiro da familia de Nassau-Using de Bieberich. 2. Friedrich Ludwig Traut, candidato a teologia em Neunkirchen. 3. Dorothea Wilhelmina, filha solteira do então Inspetor Henerici de Kusel.




Registro de óbito do imigrante Carlos Kruel
Assento do falecimento de Carlos Kruel
Aos dezeceis dias do mês de janeiro do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oito centos e setenta e quatro, n’esta villa de Santa Maria, em meu cartório compareceu Carlos Lampert, morador n’esta villa e de profissão ourives, e por elle me foi dito que Carlos Kruel falleceu no dia cinco de septembro de mil oito centos e setenta e hum e estava trinta dias doente, tratamento caseiro, era natural d’Alemanha, professava religião evangelica. Do que para constar fiz este termo em que assigna o participante com duas testemunhas.
Eu , Fructuoso Borges da Fontoura, Escrivão que o escrevy.
Carl Lampert
Guilherme Fischer



Mausoléo da Família do imigrante Carl Ludwig Wilhelm Kruel - Foto J. A. Brenner/ Santa Maria/RS,  14.5.2012.

O Jazigo encontra-se no Cemitério Municipal de Santa Maria (Quadra 20). Localizava-se na área do antigo Cemitério Evangélico Luterano, hoje absorvido pelo Cemitério Municipal. As lápides superiores referem-se a Christiano Kruel e sua esposa Elisabeth Fuchs e a lápide inferior indica que ali esta´sepultado o casal de imigrantes Karl Ludwig Wilhelm Kruel e sua esposa Juliana Bier. 

15 comentários:

  1. Zélce pelas minhas pesquisas o pai do meu bisavô Christiano kruel (1855) casado com a Ludovina lampert.é o Christiano kruel e a Elisabeth Fuchs.poderia me ajudar, pelas informações da familia acredito que é gostaria muito de saber.meu emaiil jussara.figueiredo@hotmail Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara Zélce, Juliana Bier não se tornou a Sra. Juliana Becker em segundas núpcias? Ou essa Juliana Becker é outra? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Zelce oi, você tem o registro de obito de Karl Ludwig Wilheml Kruel?

    ResponderExcluir
  4. Gratidão enorme pela sua maravilhosa pesquisa,Zélce!!Sou da linhagem de Karl,lado paterno.Sabe se é possível obter a cidadania alemã com esses documentos,aqui no Brasil ou na Alemanha?

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que estamos muito distanciados dos imigrantes, para isto. Mas me envia um email que te passo o end de um pesquisador que entende btte desta questão. zelce.mq@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,querida Zélce.Estou buscando a cidadania alemã e preciso de todas as certidões de nascimento e de casamento de toda minha linhagem,desde o Karl. Como você conseguiu? Pediu a Archivistelle Boppard pele internet e eles te enviaram? A propósito,se alguém tiver o mesmo desejo,estou em um grupo grande e muito sério, que está reinvidicando a cidadania alemã para descendentes .Quem tiverinteresse,mbasta me contactar que envio o link.

      Excluir
    2. Sim, Boppard me enviou mediante solicitação.

      Excluir
    3. Ola, tenho interesse em entrar nesse grupo para conseguir mais informações sobre o Karl Ludwig Kruel e o Johann Ernst Kruel.

      Excluir
    4. Amigo tenho interesse em entrar nesse grupo, me chama aí robsonconsultorexterno@gmail.com valeu
      Obrigado Zelce pelas informações estão sendo muito úteis e minha árvore está quase pronta

      Excluir
  6. Boa tarde,Zélce! Milhões de desculpas pela demora em te responder..mas é que só vi agora seu comentário!!!Gratidão,

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Zélce, tudo bem?
    Estou procurando informações dos meus antepaçados e gostaria de saber se você poderia me orientar em como conseguir alguma certidão do Karl Ludwig Kruel e do Johann Ernst Kruel... Se possível puder me falar onde conseguir ficaria muito agradecido!
    Uma ótima tarde e desculpe pelo incomodo.
    Aguardo o retorno.
    - Bernardo Kruel

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Zélce, estou com outra duvida! Você saberia me dizer onde que o Karl Ludwig Kruel desenbarcou no navio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desembarcou no Rio de Janeiro. Veja a postagem sobre os desembarques.

      Excluir