terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Cidade de Origem - Baumholder





A CIDADE DE ORIGEM - BAUMHOLDER



Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: MOUSQUER, Zélce Darclé. (Inclua o título e data da postagem) in http://www.familia-kruel.com.br, nos termos da Lei nº 9.610/98.





BAUMHOLDER, a cidade de origem dos Imigrantes Kruel/Bier, é uma pequena comunidade, situada no centro-oeste do estado da Renânia Palatinado, (região do Hunsrück) cerca de 70 Km da fronteira francesa e a duas horas de Frankfurt, localizada no distrito de Birkenfeld, fronteira com Saarland. Situa-se entre as montanhas do Hunsrück (cordilheira) e o Nordpfälzer Bergland, e é cortada ao norte pelo Rio Nahe.

No período do domínio francês, Baumholder foi um cantão no centro de Birkenfeld. Após o Congresso de Viena, fez parte do pequeno território do Ducado de Saxe-Coburgo Fürstentum Lichtemberg, e a partir de 1834, aparece como uma aldeia no distrito prussiano de St. Wendel. Surge, então, como a cidade de Baumholder após 1835.

Baumholder tem, atualmente, em torno de 4.800 habitantes e uma comunidade americana de 13.000 pessoas entre soldados e civis, em uma área de 69.47 Km2. A Segunda Guerra Mundial trouxe os militares alemães para Baumholder, quando a cidade foi escolhida, pelo Terceiro Reich, como espaço de formação militar. Para isso, o governo alemão apropriou-se das terras e reassentou os habitantes em outros locais.


Hoje, a cidade de Baumholder coexiste com uma das maiores bases aéreas americanas (desde 1951) usadas para treinamentos militares, o que tem ampliado, significativamente, a área urbana e o desenvolvimento da cidade.


Até o século XX, a agricultura foi a atividade predominante entre seus habitantes, hoje, a formação militar, o artesanato e o comércio tem grande destaque na vida econômica da cidade.


Baumholder dista cerca de uma hora de Bad Duerkhein, onde tem início a Rota do Vinho Alemão (65% a 70% da produção de vinho alemão, tem origem na Renânia) ficando, também, muito próxima da Rota alemã das Pedras Preciosas, cujo destaque é a vizinha cidade de Idar-Oberstein.


Os pais do imigrante Kruel ( Friedrich Kruel e Christina S.E. Henrici ) casaram em Altenglan, distrito de Kusel, estado de Rheinland-Pfalz (Renânia Palatinado), isto porque a mãe do imigrante Kruel, Christina S.E. Henrici, residia com sua família, em Altenglan, onde seu pai desempenhava a função de pastor da igreja luterana. Em seguida, o casal transfere-se para Baumholder, onde irão nascer seus sete filhos. Baumholder e Altenglan, distam 22 Km uma da outra. Como já nos referimos, estão situadas no mesmo estado da Renânia Palatinado, porém em distritos distintos, ou seja distrito de Birkenfeld e de Kusel, respectivamente.

8 comentários:

  1. Olá Zélce, parabéns por teu competente trabalho de pesquisa. Sou tetraneto de Katharina Kruel e Karl Lampert, bisneto de Rosa Lampert, casada com o Coronel Maragato, José Francisco de Souza. Estou escrevendo sobre história do Rio Grance do Sul e gostaria de entrar em contato com voce. obrigado, mauriosouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Zélce, estou gostando muito de acompanhar o blog, teu trabalho está fascinante. Tenho muito interesse em genealogia e a tempo venho pesquisando a história da minha familia, mas estou encontrando algumas dificuldades para prosseguir no meu trabalho. Gostaria de manter um contato com voce para esclarecer algumas dúvidas, se não for pedir demais, é claro.
    Agradeço
    Cássio - cassiokurtz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio
      Sua pesquisa evoluiu?
      Qualquer coisa,conte comigo(se eu puder ajudar).

      Excluir
  3. Gostei de encontrar algo sobre as origens da família Kruel. Sou descendente dela e busco unir o fio da minha linhagem vinculado a esse nome por parte de minha avó paterna gaúcha Áurea Prates Reis. Muito grata, Zélce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth
      Que bom que gostaste do blog. Se quiseres, podes contribuir com informações sobre o teu ramo.
      Um abraço

      Excluir
  4. Oi sou Alan do nascimento kruel filho de Luiz Carlos kruel e neto de nolar kruel alguém tem mais antepassados de algum desses

    ResponderExcluir
  5. Olá Zélce. Há quanto tempo! Que tudo esteja muito bem contigo. Tentei contato pelo e-mail zelce.mq@terra.com.br, mas não foi encontrado. Peço o favor de me escreveres para brenner.ja@gmail.com para eu capturar teu novo endereço. Abraço

    ResponderExcluir